|

No final do mês de abril, nos dias 27 e 28, obreiros e obreiras das comunidades da IECLB de Belém e do Nordeste Brasileiro estiveram reunidos na Paróquia de Fortaleza para pensar e partilhar o trabalho da recém criada Área Missionária Nordeste. Também estiveram presentes os pastores sinodais do Sínodo Espírito Santo à Belém, Helmar Roelke e do Sínodo Brasil Central, Renato Kühne e a Coordenadora Geral dos Projetos Missionários, diácona Ingrit Voigt.

A estruturação dessa nova área missionária está sendo pensada em mutirão e o encontro em Fortaleza teve por objetivo a integração das comunidades de sínodos diferentes que a integram, a organização da modalidade administrativa e o esclarecimento de dúvidas sobre a dinâmica de desenvolvimento do trabalho. A área será acompanhada por um coordenador, o Pastor Cleber Fontinele Lima, da Comunidade de São Luis, MA, em parceria com a Secretaria Geral da IECLB. Ela funcionará por um período inicial experimental de um ano, no qual serão realizadas novas avaliações e adequações. Os Sínodos Espírito Santo a Belém e Brasil Central continuam desenvolvendo os encaminhamentos burocráticos serão consultados sempre que necessário.

No início do encontro, foram apresentados e partilhados todos os trabalhos desenvolvidos nessa área. Cada representante das comunidades fez uma apresentação dos trabalhos que ocorrem, apontando dificuldades e desafios locais. Este foi um momento bastante significativo pois oportunizou o conhecimento mútuo e de novas pessoas e novas realidades, uma vez que a nova área integra comunidades de sínodos diferentes e que, por isso, não mantinham contato regular ou mesmo, nenhum contato. “Após as apresentações percebemos que somos uma comunhão de realidades totalmente diferentes com desafios diferentes.” – comentou o Pastor Stefan Ruy Krambeck, de Balsas,MA.

Também foi realizado um planejamento conjunto em relação a situações pormenorizadas. Os participantes foram divididos em grupos e puderam expressar suas dúvidas, perguntas e fazer sugestões que viessem a contribuir na edificação da área. Em seguida, todos os grupos expuseram suas idéias e sugestões em plenária, de modo que ficassem registradas para avaliação e implantação.

Embora a criação da Área Missionária Norte/Nordeste sinalize um avanço significativo em relação ao acompanhamento que as comunidades passarão a ter, ainda assim permanecem desafios imensos. A área geográfica continua sendo enorme, algumas comunidades estão ainda em fase de implantação, outras apresentam deficiências graves que precisam ser sanadas e outras já não são mais beneficiadas com subvenções do exterior e que, por isso, apresentam dificuldades financeiras para a continuação dos trabalhos. Mas é justamente por serem imensos os desafios é que se torna necessário o trabalho conjunto. O lema da IECLB para 2006: “Sirvam uns aos outros, cada qual conforme o dom que recebeu (1 Pe 4.10)” é muito apropriado para esse momento de expectativa que vivemos. Será somente com a contribuição de todos/as obreiros/as, de todas as lideranças leigas e de todas as comunidades dessa área que conseguiremos ser testemunhas fiéis de Jesus Cristo, edificando e fortalecendo as comunidades da sua Igreja.

No final do encontro, os Pastores Sinodais Helmar Roelke e Renato Augusto Kühne rogaram em conjunto com os demais participantes pelas bênçãos de Deus para o trabalho do Coordenador da área, Cleber Fontinele Lima e sua esposa, a catequista Maria Ione Pilger, realizando também a instalação de Cleber na função de coordenador.

Fonte: P. Stefan Ruy Krambeck Balsas/MA