Durante os dias 21 e 23 de abril de 2006, realizou-se no Lar da OASE, em Santa Rosa, o seminário de Capacitação de Lideranças Jovens promovido pelo Sínodo Noroeste Riograndense. Estiveram presentes jovens das paróquias de Tenente Portela, Crissiumal, Senador Salgado Filho, Santa Rosa, Horizontina, Doutor Maurício Cardoso, São Borja, São Luiz Gonzaga, Dono Otília, Santo Ângelo, Novo Machado e Guarani.
Os jovens chegaram na sexta-feira (21), à tarde, e foram recebidos com grande alegria e satisfação em uma celebração realizada pelo pastor sinodal Dari Jair Appelt. Na seqüência, pastor Dari aproveitou a oportunidade para explanar sobre o tema que será abordado pela IECLB neste ano de 2006, “Deus, em tua graça, transforma o mundo”, dando grande ênfase ao lema que o acompanha “Sirvam uns aos outros, cada qual conforme o dom que recebeu (1Pedro 4.10)”.
Após o jantar, houve plenária com o assessor convidado Marcos Aurélio Oliveira (PPHM em Porto Alegre), onde os seminaristas apresentaram-se e conheceram-se. Os trabalhos foram suspensos para descanso.
No sábado pela manhã, os trabalhos de grupo foram retomados, com base em dinâmicas de integração e conhecimento.
Durante o almoço foi desenvolvida uma dinâmica para introdução dos temas que seriam tratados pela assessoria na parte da tarde, com atenção especial para o papel do jovem no grupo e a importância do grupo para o jovem. Ao entardecer os seminaristas tiveram um momento de descontração com jogos esportivos no Colégio da Paz.
À noite, houve plenária dinâmica enfocando a necessidade de haver confiança entre os integrantes do grupo. Ao final houve um momento de meditação coordenado pelos jovens.
No domingo, pela manhã, o assessor Marcos Aurélio realizou plenária para abordar o tema Juventude Evangélica: mates, desafios e sonhos, quando, entre outros assuntos, debateu-se a proposta de criação de uma pastoral da JE.
Após o culto de encerramento, prestou-se homenagem em agradecimento a todos que se empenharam para tornar possível à realização deste seminário, em especial às senhoras da OASE local, que se envolveram na preparação das refeições e lanches disponibilizados aos jovens.
Fonte: P. Claudio Luiz De Marchi