|

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Boa Vista, Roraima, esteve reunida, em sua sede, durante os dias 20 e 21 de maio, para discutir em seminário o tema: Evangelho e Cultura: fé, gratidão e compromisso. O Seminário foi coordenado pelo Vice-Pastor Sinodal, Walter Sass, e contou com a assessoria do Pastor Günter Bayerl Padilha.

Em sua exposição, o pastor Walter enfatizou que o evangelho deve levar em conta a cultura de cada contexto onde deseja ser sinal de vida. Mas, jamais poderá ser limitado pela cultura. A partir desta afirmativa a Comunidade refletiu, em grupo, a carta do Apóstolo Paulo aos Gálatas. Percebeu que o Evangelho e a cultura são dinâmicos, por isso, a missão de levar sinais de vida para um determinado local necessita, imprescindivelmente, de solidariedade, respeito à diversidade e confiança em Deus. Foram identificados o preconceito, o etnocentrismo e a soberba humana como as barreiras à missão de Deus nas comunidades.

O Pastor Günter refletiu com a Comunidade a dimensão da vida do povo de Deus, suas necessidades e valores. Afirmou que a igreja, corpo de Cristo, necessita compreender a realidade onde está inserida para dar testemunho de diaconia (serviço), koinonia (comunhão), Kerigma (anúncio da boa-nova) e espiritualidade. Somente assim, poderá ser missionária e transformadora da realidade.

Após esta reflexão sobre o significado de ser igreja o pastor Walter conduziu um estudo em grupo a respeito da fé que leva a comunidade à dar resposta de gratidão a Deus e compromisso com seu reino. Os grupos concluíram que cada pessoa chamada por Deus para a missão contribuiu com alegria e espontaneidade para sua comunidade.

A Comunidade envolvida pelo espírito do Seminário, deu graças a Deus pelas tantas dádivas recebidas durante os 26 anos de existência em Roraima e pela visita iluminada do Pastor Walter, que abordou em sua prédica, a partir dos textos bíblicos da viúva de Serepta (1 Rs 17.10-16), da ajuda mútua cristã (Gálatas 6.1-6) e da viúva pobre (Mc 12.38-44), a necessidade das pessoas cristãs serem solidárias para que o Evangelho se concretize no seio da vida comunitária e social. Disse que a Comunidade deve se espelhar no exemplo do Japiim, um pássaro, que constrói seus ninhos onde há marimbondos para que eles o ajudem a defender seus filhotes. Após o culto a Comunidade pode vivenciar, concretamente, a espiritualidade da comunhão e da solidariedade com um almoço comunitário, um delicioso churrasco e uma agradável conversa.

Os pontos de Pregação de Alto Alegre e Pacaraima foram visitados pelo P. Walter e tiveram a grata alegria de refletirem o tema do Seminário. A Comunidade e os Pontos de Pregação receberam do Pastor Walter um quadro do Japiim, para que não se esqueçam que o dom da solidariedade deve ser vivenciado em todos os momentos da vida comunitária.O Pastor Walter sentiu que a Comunidade de Boa Vista se compreende como uma comunidade viva, ligada pela história, pela fé e pela solidariedade com o Sínodo da Amazônia e com a IECLB que deveria pensar como levar sinais de solidariedade às comunidades ainda não auto-suficientes para que tenhamos uma Igreja presente em todos os rincões deste amado Brasil.

Fonte: Pastores Walter Sass e Günter Bayerl Padilha