Talvegue é o canal mais profundo do leito de um curso de água.
Por vários anos moradores nas imediações do terreno da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Brusque, fundos do Hospital Evangélico e Banco do Brasil, queixavam-se do mau cheiro e da proliferação de mosquitos que encontravam nas partes alagadas o ambiente propício para a sua multiplicação.
No ano de 2004 foi feito uma tentativa de acabar com o capoeirão que escondia este foco de mosquitos e mau cheiro, para então canalizar o córrego. Esta iniciativa custou ao presidente da comunidade centro uma intimação por parte da FATMA (Fundação do Meio Ambiente).
A Igreja Luterana era processada pelo meio ambiente por tentar resolver um problema público. A FATMA entendia que estávamos agredindo a natureza.
Com o apoio do Promotor de Justiça, Dr. Luiz Eduardo Braunsperger, conseguimos justificar que a vegetação no terreno não passava de um capoeirão e que o problema do talvegue tinha urgência em ser solucionado, com a sua imediata canalização.
No dia 16 de Março de 2006, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Brusque recebeu da FATMA a Licença Ambiental Prévia – Lap Nº 046/06 – CADAM/Blumenau, para poder realizar a canalização.
A partir desta licença, com apoio do P. Claudio S. Schefer, a Comunidade foi em busca de parceiros para realizar esta obra de canalização. Para grande alegria de todos, o empresário Sr. Fernando Staack, membro da comunidade centro, se prontificou a realizar este empreendimento sob suas custas.
No dia 13 de Junho a máquina escavadeira e equipe de operários iniciaram o trabalho de abrir o canal e colocar os tubos de concreto com armação de ferro, trabalho este que se estendeu até o dia 28 de Junho.
Finalizada esta obra, o terreno está sendo aplainado para ser utilizado como um parque, local que poderá servir de palco para muitos eventos de lazer para o povo de nossa cidade.
P. Claudio S. Schefer