|

No último dia 20 de junho, na sede do Sínodo Planalto Rio-Grandense, em Carazinho, RS, realizou-se mais uma importante reunião de diálogo entre a IECLB e o Movimento Evangélico União Cristã – MEUC. Os integrantes da Comissão Permanente de Diálogo IECLB-MEUC estiveram reunidos com o Pastor Presidente Walter Altmann, os pastores sinodais dos Sínodos Rio Paraná, Uruguai, Noroeste Rio-Grandense e Planalto Rio-Grandense e supervisores da MEUC na área de abrangência desses sínodos. 

Em conjunto foram estudadas as Diretrizes para Atuação da MEUC na IECLB, aprovadas pelo Conselho da Igreja em agosto de 2005, buscando uma interpretação comum dessas diretrizes e caminhos para sua concretização em diálogos locais, particularmente ali onde as relações se apresentam mais tensas.

As Diretrizes prevêem várias modalidades de atuação da MEUC na IECLB: grupo de comunhão, ponto de pregação, comunidade em paróquia e comunidade com prerrogativas paroquiais. Foi salientado que essas modalidades são opções possíveis, dependendo dos diálogos locais, em que deve se buscar, de parte à parte, a modalidade consensuada que melhor possa atender as expectativas e prevenir os temores existentes. Assim, nenhuma das modalidades pode de antemão ser descartada, mas nenhuma constitui tampouco um direito de opção. Sempre será necessário o entendimento e, inclusive, podem ser decididas, localmente, modalidades mistas.

A reunião transcorreu em clima fraterno e com muita franqueza e respeito de ambas os lados, na compreensão de que todos integramos a IECLB e afirmamos sua base confessional. Registrou-se que em vários lugares as Diretrizes têm contribuído para incrementar a integração e a cooperação entre pastores e missionários, bem como entre grupos de comunhão e comunidades. Os pastores sinodais e os supervisores da MEUC se comprometeram a buscar e agilizar o diálogo com as respectivas lideranças ali onde ainda se apresentam tensões ou há fortes divergências quanto à melhor modalidade de atuação da MEUC.

A Comissão Permanente de Diálogo IECLB-MEUC pretende, no cumprimento de seu mandato, efetuar reuniões análogas nos demais sínodos em que há atuação da MEUC.