|

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Campo Alegre – Sínodo Norte Catarinense – realizou no último domingo o “Culto da Colheita”. Gradativamente tem ocorrido um crescimento na compreensão e maneira de participação neste momento especial da vida comunitária.

O Presbitério, a liderança dos setores e pastor, após longos diálogos e muita troca de idéias, tomaram as seguintes decisões nos últimos anos:

1º Todo Culto da Colheita será seguido de um almoço gratuito, ao qual todos os membros e amigos da comunidade serão convidados, sem custo algum. A princípio houve espanto e dúvida. Mas, já por anos a fio, não tem faltado dinheiro para cobrir as despesas.

2ºQuaisquer que sejam as promoções da comunidade, de maneira alguma serão utilizadas ou vendidas bebidas alcoólicas. Logo após a decisão tomada, houve queixa por parte de alguns membros, que inclusive se afastaram. Hoje participam com alegria.

3ºNa última Assembléia Geral foi decidido que o lucro de todas as promoções realizadas durante aquela gestão do presbitério seriam destinadas para um único projeto. A atual gestão priorizou a construção do Centro Comunitário Luterano de Bateias de Baixo. Todos os setores e membros são desafiados a pegarem juntos numa só direção. Esse foi o desafio também no Culto da Colheita. Além de dinheiro, houve ofertas em material de construção.

4ºA última decisão foi acabar com o leilão, o qual constrangia as pessoas, uma vez pelo excesso de barulho, outra pela pressão exercida. Todos os membros receberam um envelope, onde puderam colocar sua oferta monetária em gratidão a Deus. Ao mesmo tempo, todos são desafiados a trazerem ao altar algum produto, fruto do seu trabalho. Ao final do culto e durante o almoço, mediante uma oferta, os produtos foram adquiridos. Sobrou pouquíssima coisa.

Graças a Deus, temos crescido, mas ainda podemos melhorar.

Fonte: P. Euclécio Schieck