|

Na segunda-feira, dia 10 de julho, o Centro de Estudos do Lar Rodeio 12 promoveu mais uma edição do Diálogo Político, um encontro de candidatos evangélico-luteranos que estão concorrendo ao pleito eleitoral deste ano em Santa Catarina. Num primeiro momento, o pastor Meinrad Piske, coordenador do evento, dirigiu a reflexão aos candidatos e a uma platéia de 115 pessoas, dentre lideranças das comunidades, da OASE, obreiros e pastores sinodais dos Sínodos Norte Catarinense, Vale do Itajaí e Centro Sul Catarinense. A reflexão abordada enfatizou as necessidades da vida. “Quando é dito pão nosso de cada dia, Lutero enfatiza que não é só alimento, mas tudo que é necessário para a vida do ser humano, inclusive a vida social e política”, enfatiza. O pastor Piske ainda mencionou pontos importantes da Confissão de Augsburgo e de legados deixados por Martin Lutero sobre responsabilidade, ética e honestidade.

Na segunda parte os candidatos puderam se apresentar, colocar seus anseios e contribuir com propostas. Os candidatos evangélico-luteranos que participaram do encontro foram o atual governador de Santa Catarina e candidato a reeleição Luiz Henrique da Silveira (PMDB/Joinville), o candidato a vice-governador Hugo Biehl (PP/Florianópolis), Tarcísio Kock (PT/Rio do Sul) concorrendo a deputado federal e os candidatos Gilmar Knaesel (PSDB/Pomerode), Simone Schramm (PMDB/Joinville), Jean Kuhlmann (PFL/Blumenau), João José Marçal (PP/Blumenau), Roberto Schulze (PFL/Rio do Sul) e Dediergo Wolter Filho (PFL/Timbó), pleiteando uma vaga na Assembléia Legislativa de Santa Catarina.

Quando iniciou o debate os candidatos responderam perguntas da platéia. Algumas pessoas dirigiram dúvidas e questionamentos para um só concorrente e outras optaram em ouvir respostas de todos os candidatos. Os temas mais comentados acabaram sendo nas áreas da educação, saúde, segurança pública e descentralização (projeto adotado pela atual gestão do governo do estado). Aos poucos o encontro foi chegando ao fim e os candidatos expressaram a alegria de poder participar de um encontro como este e principalmente de poder se identificar com os princípios da igreja luterana. Dentre as propostas lançadas, os participantes sugeriram um encontro anual, independente das eleições, para trocar idéias, ouvir os membros da IECLB e fortalecer a identidade religiosa. Além disto, a elaboração de uma carta compromisso para os candidatos evangélico-luteranos, respaldada nos princípios éticos, morais, sociais e históricos da religião.

Fonte: Tobias Mathies – Sínodo Vale do Itajaí