|

Todos que chegaram para o culto trouxeram uma doação para ornamentar o altar. Os tradicionais símbolos: a cruz, as velas, as flores e a Bíblia, receberam a companhia de frutas, legumes, pães, bolos e outros objetos que fazem parte do nosso quotidiano e representam a beleza e a diversidade das dádivas de Deus. No início do culto a comunidade cantou: “Graças, Senhor! Graças, Senhor. Por tua bondade, teu poder, teu amor. Graças, Senhor!”

Após a preparação litúrgica a comunidade foi convidada para proclamar o Evangelho, conforme Lucas 12, onde Jesus alerta sobre os perigos da avareza. O pastor Guilherme Lieven lembrou à comunidade o início das festas da colheita, marcadas pela alegria do povo de Deus em ver, nos frutos da terra e na colheita, a revelação do seu poder e da sua generosidade. Em seguida ancorou à mensagem de Jesus às três palavras chaves: fé, gratidão e compromisso.

Após a reflexão, a comunidade participou de um ato litúrgico que facilitou a todos relebrar o batismo. Cantando os hinos que geralmente são cantados antes e depois do Sacramento do Batismo, todos passaram pela pia batismal, tocaram na água e recebram uma bênção.

Com muita gratidão e com ações de graça, mais uma vez a comunidade evangélica luterana do ABCD, distante da realidade rural, deparou-se com os elementos do quotidiano que compõem o pão de cada dia.