|

 

O projeto para motivação musical na Paróquia de Ji Paraná surgiu da necessidade de atender as expectativas das comunidades na área Musical. Em 2001 teve um curso de música oferecido pelo Sínodo. Esse projeto viria a dar continuidade na formação, resgatando esse trabalho já iniciado, valorizando as pessoas e as comunidades com seus dons e talentos. Assim, motivando o sacerdócio geral de todos os crentes.

O projeto de motivação musical começou a ser implantado no início de 2006. Até o presente momento existem duas pessoas realizando o Curso de Música, violão e teclado. O Curso esta previsto até a metade do ano de 2007. Uma vez por mês, sete Comunidades são visitadas pelo violeiro. Até o presente momento temos um aluno de violão. Espera-se que até o final de 2006 tenhamos, pelo menos, seis alunos de violão e um de teclado.

Pelo curto andamento do Projeto, percebe-se que as Comunidades estão mais vivas, alegres e comentam a falta do motivador musical, caso este não se faça presente. Em algumas Comunidades, nota-se o interesse em adquirir instrumentos musicais e colocar/indicar alguém da Comunidade para aprender a manusear o instrumento. Em outros locais, pessoas isoladas falam em adquirir o seu próprio instrumento musical. Mas, ainda não paramos para avaliar a abrangência do projeto. As pessoas envolvidas diretamente no projeto estão entusiasmadas com essa idéia. Inclusive falam: “eu não sabia que um dia pudesse estar tocando para os outros” ou se “meu pai e minha mãe falassem para mim, não iria acreditar”.

Ainda que o projeto está em seu começo, poderíamos dizer que para as comunidades, para as pessoas envolvidas diretamente e para mim como Pastor, está sendo uma excelente experiência. Pois, as Comunidades na maioria das vezes, querem que o Pastor faça, ou seja, um “shom mam”. Mas isso edifica pouco a Comunidade ou nem edifica. E quando isso uma vez é quebrado, as pessoas começam a notar que elas fazem parte da Igreja e são a Igreja. Quando escuto um Senhor de sessenta e oito anos dar o seu testemunho de que pela primeira vez é presbítero de uma Comunidade e quer adquirir instrumentos musicais para a Igreja, em virtude de ver pessoas de sua Paróquia vir motivar sua Comunidade, então posso afirmar que a experiência que se está fazendo, não é mais experiência e sim algo concreto, palpável. É fé, amor e esperança em Jesus Cristo a partir do servir a Deus nessa Igreja.

Pastor Edson Seibt, Paróquia de Ji Paraná – RO