|

“Sentir bem e viver bem” – Este foi o tema do 1º Seminário Sinodal – do Noroeste Riograndense – da 3ª Idade, dia 19 de agosto, em Horizontina, RS.

Com o objetivo de reunir lideranças da IECLB que atuam na coordenação de Grupos da 3ª Idade, sejam eles vinculados à comunidades da Igreja Evangélica de Confissão Luterana ou Associações, para refletir sobre o que se vem fazendo com dons, conhecimentos, habilidades e experiência de vida.

O programa iniciou com uma acolhida, identificação das pessoas, saudação e meditação, resgatando textos bíblicos que mencionam a confiança em Deus, companheiro fiel em todos os tempos e momentos da vida.

A reflexão dirigida pelo Pastor Sinodal Dari Jair Appelt foi concluída com um poema de Mário Quintana; “Idade de ser feliz” e o desafio de que todos/as sejam bons/as administradores/as dos dons que Deus confiou e que sabedorias e lições de vida quando colocados a serviço, podem contribuir com “vida em abundância”.

A psicóloga Silvani Severo de São Leopoldo motivou o grupo para uma dinâmica de integração e partilha de experiência e anseios. “O que faz sentir bem?” animou o trabalho em grupos, onde se observou a necessidade de falar das atividades que são desenvolvidas nos Grupos de 3ª Idade da região. Houve testemunhos de fé e otimismo, manifestações de gratidão e incentivos para que outros momentos assim fossem oportunizados aos Idosos. E a proposta é caminhar em parceria com grupos e setores da Igreja e da sociedade que apóiam o trabalho que “faz sentir bem” e motiva a servir.

Fonte: Dari Jair Appelt, pastor sinodal do Sínodo Noroeste