|

Quando os 17 primeiros imigrantes, luteranos, chegaram em Blumenau, no dia 2 de setembro de 1850, logo trataram de deixar fincados os princípios e fundamentos da igreja alemã. Em primeiro lugar se preocuparam com a justa distribuição de terras e com o início de uma nova caminhada. Desde o primeiro domingo o Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau reunia os imigrantes no Galpão dos Imigrantes e celebrava o culto. 

O lançamento da pedra fundamental da primeira igreja evangélica luterana do Vale do Itajaí aconteceu no dia 23 de setembro de 1868. Em 23 de setembro de 1877, os luteranos celebravam a inauguração do templo que passou a ser denominado de “Igreja do Espírito Santo”. O Pastor Rudolph Hesse atendeu os imigrantes do Vale do Itajaí, desde 1857, e ainda coordenou trabalhos nas áreas da educação e formação escolar. Conforme a colônia foi crescendo viu-se a necessidade de mais assistência espiritual, por isso novas comunidades foram criadas por toda a região de Blumenau.

Em 1868, os moradores do distrito da Velha Grande e Velha Pequena se uniram para formar uma comunidade escolar e em 1931 construíram o seu primeiro templo. Em 1985 a então Paróquia da Velha se dividiu em duas grandes paróquias no maior bairro da cidade. A atual Paróquia Blumenau Velha, dentre todas as atividades, mantém o Jardim de Infância Benjamin Constant com 72 alunos. Na região do Garcia, a história começava com um pequeno encontro de senhoras, no dia 9 de janeiro de 1921, quando formou-se o grupo “Frauen Verein”. Os primeiros cultos no bairro Garcia foram celebrados na “Casa das Irmãs”, espaço este, cedido pelas diaconisas que vieram da Alemanha com a missão de semear a palavra de Deus.

Em 15 de setembro de 1929 foi inaugurada a Igreja da Cruz, no bairro Itoupava Seca. Anos mais tarde, em 1973, foi demolida para dar lugar a uma outra igreja, mais moderna e espaçosa. Em 1963 a região da Itoupava Seca tornava-se paróquia e passava a atender um grande número de famílias blumenauenses. Na Itoupava Seca, o Jardim de Infância Princesa Isabel mantém firme o legado de Lutero quando deixou a missão de, ao lado de uma igreja, sempre ter uma instituição de ensino.

Logo no início da colonização, nas regiões de Badenfurt, Testo Salto, Fortaleza, Itoupava Central e Vila Itoupava, fixaram-se evangélicos-luteranos. Em Badenfurt, os imigrantes contruíram uma igreja com palmitos em 1864 e 20 anos mais tarde tornou-se a segunda sede paroquial de Blumenau. Na região do bairro Fortaleza, em 1973, foi criada a Paróquia da Fortaleza. Na Itoupava Central, em 3 de setembro de 1883, foi fundada a comunidade local e em 1901 foi inaugurada a Igreja do Salvador. Em 1989, o segundo pastorado da Itoupava Central se desmembrou e iniciou os trabalhos como Paróquia de Fidélis, composto por quatro comunidades. 

Um dos principais legados de Martin Lutero foi a educação. Por isso, logo se preocuparam em constituir comunidades escolares e campos de formação. A história da Escola Barão do Rio Branco remonta à fundação de Blumenau. Durante o pastorado de Hermann Faulhaber, de 1889 a 1906, houve o empenho comunitário para a construção da “Neue Deutsche Schule” (Nova Escola Alemã). Em 1906 existiam 112 escolas particulares, com 3.972 alunos matriculados.

Outro grande exemplo de cidadania foi o trabalho com mulheres, iniciado desde a colonização. Além de elas se dedicarem às plantações e aos trabalhos domésticos, também tiveram grande participação nos trabalhos da então, recém criada comunidade evangélica-luterana. Em 1907, foi fundado, o Evangelischer Frauenverein (Sociedade de Senhoras Evangélicas).

Hoje, a cidade de Blumenau é formada por 13 paróquias com mais de 50 mil membros. Existem projetos e trabalhos especiais, desde os primeiros dias de vida, através do Missão Criança e o Culto Infantil. Com adolescentes e jovens o foco é o Ensino Confirmatório, Juventude Mirim e Juventude Evangélica. A OASE reúne as mulheres para testemunhar a Cristo e ajudar o próximo. Para os homens, a igreja oferece a Legião Evangélica. E ainda, as paróquias contam com trabalhos na área da Pastoral do Idoso, Dança Sênior pessoas portadoras de necessidades especiais, música e arte, formação, educação, saúde, visitação, aconselhamento, programas espirituais e iniciativas assistenciais. 

Desfile de aniversário: no dia 2 de setembro, na Rua XV de Novembro, às 9 horas, vai acontecer o desfile em comemoração ao aniversário de Blumenau e 156 anos de presença luterana na cidade.

Fonte: Tobias Mathies – Sínodo Vale do Itajaí