A Casa de Encontros São Lourenço de Brindisi, localizada no Bairro Santo Antonio em Porto Alegre, serviu de local para reunir, nos dias 26 e 27 de agosto, 13 (treze) representantes de Sínodos da IECLB e delegados de instituições, Conselho da Igreja e Secretaria Geral os quais participaram da VII Assembléia do Conselho Nacional de Comunicação. Como primeiro item do encontro tivemos a oportunidade de verificar o que os Sínodos pensam e realizam em termos comunicacionais através das respostas de questionário enviado aos Pastores sinodais. Uma de nossas maiores deficiências encontra-se no quesito pessoal, pois faltam pessoas para o “por a mão na massa” e para o “pensar comunicação” na medida em que esse trabalho está sendo realizado quase que exclusivamente por pastores, salvo algumas exceções. Mas com alegria verificamos que a utilização de meios de comunicação (jornal, rádio, tv, internet, outdors, folders) é largamente empregada em todos os nove sínodos que responderam ao questionário. Um de nossos sínodos assim se manifestou “A nova estrutura permitiu uma maior aproximação entre Paróquias e Sínodo, isso é inegável. Houve um grande avanço em relação à estrutura anterior. Mas a nova estrutura poderá ser aprimorada. Queremos investir numa maior comunicação entre as partes, e incentivar os setores de trabalho para que ofereçam oportunidades de formação como suporte e ajuda para Obreiros e Campos de Trabalho.”
No estudo da avaliação, realizada pelo Grupo de Trabalho aprovado pelo CI, foi possível determinar nossas deficiências e nossos potenciais no que se refere à comunicação, permitindo assim um planejamento mais eficiente de nossa atuação no futuro.
Em nosso relatório sobre as atividades desenvolvidas no período entre a VI e essa Assembléia lamentamos não termos conseguido atingir os objetivos propostos. Registramos com alegria as manifestações de apreço e consideração recebidas da Direção da IECLB, do Conselho da Igreja e da Secretaria Geral através do P. Nestor o qual sempre esteve presente em todos os nossos encontros e reuniões. Apresentamos nossos agradecimentos aos demais membros da Coordenação e aos nossos companheiros do Conselho de Redação do Jornal O Caminho a quem representamos no CONAC.
Nossa colega Bethânia apresentou palestra sobre “O Poder do Teaser” (Teaser significa despertar a curiosidade, o interesse) e nos dizia: “A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar. É tudo o que se vê, se ouve se sente, se cheira, se toca… É a forma com que olhamos, agimos e nos comportamos”.
Elegemos uma nova Coordenação para dirigir no biênio 2006/2008, a qual ficou assim constituída: titulares: Ricardo Fiegenbaum – Sínodo Rio dos Sinos (Coordenador) – Bethânia Guenther – Indicada pelo CI (Sínodo Vale do Itajaí) e Lothar Wirt – Sínodo Sudeste, suplentes Edgar Lechewitz e Isabela Mirian Buboltz.
Encerramos a VII Assembléia com a realização de planejamento das atividades para o biênio 2006/2008 já sob a coordenação do colega Ricardo Fiegenbaum, mas antes disso realizamos a investidura e a posse da nova coordenação em culto com Santa Ceia.
Fonte: Armando Maurmann