|

“Edificação de Comunidade Diaconal e Missionária” foi o tema da IX Assembléia do Sínodo Noroeste Riograndense em Horizontina, dia 30 de setembro.

Significativo foi a presença do Pastor Presidente Dr. Walter Altmann que na pregação, com base no Evangelho Marcos 10.35-45, motivou a reflexão sobre o ser Igreja Diaconal e Missionária. Relembrando os temas e lemas dos anos de 2005 e 2006, através da transformação da nossa mente, animou a comunidade ali reunida a servir uns aos outros com coragem e alegria neste tempo de decisões, lembrando que entre nós o mais importante é o servir e não o ser servido.

Uma novidade este ano foi o trabalho em Câmaras, envolvendo, assim, mais delegados nos debates em torno dos Relatórios; Finanças; Prioridades Sinodais; Tema do Ano; Fé, Gratidão e Compromisso; Documentos Normativos – adequação Estatutos e Regimento Interno; Comunicação e Planejamento.

Compartilhamos a mensagem às comunidades:

Sob o tema: Edificação de Comunidade Diaconal e Missionária, nós delegados e delegadas da 9ª Assembléia Sinodal do Sínodo Noroeste Riograndense estivemos reunidos/as na Comunidade Evangélica Dr. Martinho Lutero de Horizontina, no dia 30 de setembro. Este lema tem por base o texto de Mateus 20.28: “Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”

Dirigimo-nos às Comunidades neste tempo de incertezas para trazer ânimo na vivência e na busca por inclusão, comunhão e reconciliação. Fomos lembrados(as) pelo Pastor Presidente de nossa IECLB, Dr. Walter Altmann, que Deus nos dá o verdadeiro dom: Jesus Cristo. Ele é o centro da nossa fé, da nossa esperança e do amor. A sua palavra e vontade nos levam a questionar a realidade presente, servir por aptidão e testemunhar o que vimos e ouvimos a seu respeito, o que cremos e experimentamos em comunidade. Onde Jesus Cristo está presente, discípulos e discípulas vivem em novidade de vida; não querem ser servidos, como é comum na nossa sociedade, mas se dispõe a servir.

De forma dinâmica a 9ª Assembléia se ocupou com vários assuntos importantes. Dentre eles destacamos como prioridade a Diaconia (serviço cristão em amor), tendo como ênfase à missão de Deus dada ao corpo de Cristo (a sua Igreja). Propomos que cada Paróquia e Comunidade tenha um Conselho de Missão, com representação de todos os setores de trabalho, para planejar e dinamizar o trabalho missionário nas Comunidades.

Também foi aprovada a criação da Pastoral da Agricultura Familiar e do Conselho Sinodal de Educação Cristã Continuada.

Para os próximos 4 anos, elegemos o novo Pastor Sinodal: Renato Küntzer e Pastor Vice-Sinodal: Carlos Romeu Dege que juntamente com o novo Conselho coordenarão a caminhada no nosso Sínodo.

Animados e animadas pela força e Espírito de Deus, não deixaremos de falar das coisas que vimos e ouvimos. Eis a nossa tarefa. Queremos fazê-la com comprometimento e alegria.

Na Assembléia foi eleito Pastor Sinodal, Renato Küntzer, tendo como vice o pastor Carlos Romeu Dege. Também forma eleitos os delegados ao Cóncílio da Igreja, o presidente da Assembléia Sinodal (2007 e 2008), o Conselho Fiscal do Sinodo, a Comissao Juridico Doutrinária Sinodal e indicados nomes para a Presidência da IECLB. Também foram homologados os nomes para o Conselho Sinodal, que terá sua investidura no dia 9 de de dezembro, às 19horas, em Três de Maio, RS.