|

As experiências de sofrimento e a incrível capacidade das pessoas se reconstituírem após situações adversas serão enfocadas no V Simpósio Internacional de Aconselhamento e Psicologia Pastoral, agendado para os dias 19 a 21 de outubro, na Escola Superior de Teologia (EST), em São Leopoldo,RS.

A palestra de abertura do encontro será ministrada pelo consultor da Organização Mundial da Saúde e diretor do Centro Interamericano de Investigación e Estudios de Resiliencia (C.I.E.R.) da Universidade Nacional de Lanús, Argentina, Dr. Elbio Nestor Suárez Ojeda. O tema da palestra será Resiliência ao longo do clico da vida.

Organizado pelo Grupo de Pesquisa na área do Aconselhamento e da Psicologia Pastoral da EST, o simpósio discutirá, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e ecumênica, a tríade Sofrimento, Resiliência e Fé:

Implicações para as Relações de Cuidado.

Resiliência é saber lidar com o sofrimento e encontrar, no fundo da alma, uma reserva extra de força de vontade para continuar a viver, explicou o reitor da EST, Dr. Lothar Carlos Hoch, organizador do evento em parceria com a psicóloga e doutoranda na EST, Karin Wondracek.

Em entrevista à ALC, Hoch disse que é surpreendente a capacidade desenvolvida por certas pessoas de se recomporem após situações de crise, enquanto outras simplesmente sucumbem diante do sofrimento. Acompanhar e cuidar daqueles que sofrem é uma nobre arte, enfatizou.

O encontro de São Leopoldo pretende reunir mais de 150 profissionais vindos do campo da psicologia, enfermagem, assistência social, educação, além de pastores, religiosos e estudantes da graduação e pós-graduação das ciências humanas, provenientes da Argentina e do Uruguai.

O objetivo do seminário é propiciar a troca de saberes entre pessoas que atuam de forma voluntária ou profissional no cuidado de indivíduos e grupos. Queremos não só compartilhar experiências, mas aperfeiçoar a arte de cuidar, frisou Hoch, que no encontro vai apresentar palestra sobre Sofrimento, Resiliência e Fé na Bíblia.

Nos três dias do simpósio estão previstas conferências, oficinas, comunicações, estudos de caso, momentos de espiritualidade, apresentações artísticas e intercâmbio de experiências.

Fonte: ALC Notícias