|

 

Na sexta-feira, dia 10 de novembro, aconteceu a última Conferência de Obreiros deste ano. Num primeiro momento, os participantes ouviram palavras do Salmo 145 que apresenta palavras de consolo. Em seguida, sob as palavras de esperança do texto de 1. Reis 17, os obreiros tiveram um momento de desabafo pela morte do colega pastor Rui Alberto Bonato.

 

O pastor Dr. Paulo Afonso Butzke, assessor de formação do Sínodo, apresentou à conferência uma síntese da palestra “Lançar as redes em águas mais profundas – perspectivas para o futuro da IECLB”, que foi apresentada no Concílio da Igreja. O desafio da sustentabilidade, do crescimento quantitativo e qualitativo e o desafio da identidade foram os três temas principais da palestra, que foi ancorada na reflexão em Lucas 5. 1-6 – onde “Jesus chama os primeiros discípulos” e os anima a lançar suas redes em águas mais profundas, contrariando, com isso, a experiência dos pescadores. “A história do conceito da sustentabilidade liga-se à preocupação crescente em alcançar o equilíbrio entre atividade econômica, meio ambiente e bem-estar da humanidade. Atualmente, na busca por sustentabilidade e desenvolvimento institucional, organizações de todos os setores são desafiadas a utilizar a ferramenta do planejamento estratégico, ou seja, o planejamento, monitoramento e avaliação (PMA). As igrejas, enquanto organizações da sociedade civil, também podem valer-se desta metodologia para promover crescimento quantitativo e qualitativo”, reforça.

 

No momento final do encontro o assessor de comunicação do Sínodo, Tobias Mathies, lançou o tema do ano para 2007. De acordo com ele, este é um tema que pode ser transformado num verdadeiro projeto de vida e, continuou, dizendo que o lema é um desafio para a comunicação.

 

Tema: “Sob o poder do espírito, proclamamos a reconciliação”.

Lema: Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos. Atos 4.20”

 

Dando prosseguimento, Tobias apresentou o novo portal da IECLB e o novo site do Sínodo que está sendo desenvolvido juntamente com o novo portal da igreja. E, para finalizar, lançou o projeto “Valorizando Esforços” que vai ser primordial para o desenvolvimento de uma comunicação estratégica no Sínodo Vale do Itajaí. O projeto é uma parceria das duas assessorias e tem como público alvo todas as pessoas que querem colaborar com o Sínodo, que querem ser agentes transformadores. As informações sobre o projeto estarão sendo divulgadas nos meios de comunicação do Sínodo, nas próximas semanas.