|

SÃO LEOPOLDO, 4 de dezembro (ALC) – Em culto solene na capela da Escola Superior de Teologia (EST), foi investida no sábado, 2, a nova reitoria dessa casa de formação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Depois do culto, a nova reitoria tomou posse, em ato público realizado no auditório do Colégio Sinodal, no Morro do Espelho, nesta cidade.No seu discurso de posse, o novo reitor, professor Dr. Oneide Bobsin, alertou para a ameaça da mercantilização do conhecimento, que ronda as instituições de ensino sérias do país, e pediu ao poder público zelo vigilante para que a educação se universalize e tenha cada vez mais qualidade técnica, competência social e sensibilidade humana.
Da esq.: Professor Hans-Günther Naumann, Oneide Bobsin, Walter Altmann, Márcia Paixão e Elaine Neuenfeldt. (Foto: Ingelore S. Koch) O reitor, a vice-reitora, a diácona mestre Márcia Eliane Leindcker da Paixão, e a equipe que assumirá a direção da EST no dia 2 de janeiro foram investidos, no culto, pelo pastor presidente da IECLB, Walter Altmann. “É muito bonito um pastor e uma diácona estarem à frente de uma instituição”, disse Altmann, que pediu a bênção de Deus para a nova equipe.Ao dar posse à nova reitoria, a presidente do Conselho Curador da EST, professora Dra. Ruth Hinrichs, disse que, em seus 60 anos de vida essa casa de formação serviu a igreja com grande competência e inseriu-se no cenário educacional do país, nos últimos dez anos, ao ter cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação, angariando, assim, “cidadania acadêmica”.Assumir uma direção significa prestar um serviço à instituição e a Deus, declarou no discurso de despedida o reitor que deixará o cargo, de fato, no dia 31 de dezembro, pastor Dr. Lothar Carlos Hoch. “A tarefa, embora difícil, foi uma grande bênção”, declarou, ao desejar sucesso à nova reitoria.
O prefeito da cidade de São Leopoldo, Ari José Vanazzi, agradeceu o trabalho de Hoch à frente da reitoria da EST e desejou êxito ao novo reitor. Vanazzi disse que o município precisa da universidade e da igreja, e enfatizou a importância do apoio que essa casa de formação tem prestado ao poder público e à sociedade.Representando o reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), o prof. Dr. José Ivo Follmann, da Companhia de Jesus, assinalou, na solenidade de posse da nova reitoria, que a EST é uma referência no sistema educacional brasileiro e que a sua instituição quer continuar sendo parceira da Escola Superior na caminhada futura.Bobsin destacou, no discurso, a importância das parcerias com outras instituições, com o poder público, com a Igreja, com a sociedade e com a comunidade acadêmica. “Queremos todos vocês como parceiros e parceiras para formarmos, mais do que excelentes profissionais técnicos, parteiros e parteiras de uma nova história”, frisou.Recorrendo ao apóstolo Paulo, o novo reitor frisou que o conhecimento precisa estar colado no amor. “Se o conhecimento nos faz inchar, o amor nos faz o contraponto, transformando o conhecimento em relações humanas e sociais mais igualitárias. De nada adianta o conhecimento, se ele não se espalhar pelo mundo das comunidades, das escolas e da sociedade civil”, disse.Junto com Oneide Bobsin e Márcia Paixão tomaram posse, no sábado, o pró-reitor Acadêmico, Dr. Júlio Paulo Tavares Zabatiero; o pró-reitor de Administração, Valério Guilherme Schaper; a pró-reitora de Graduação, Dra. Marga Janete Ströher; o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Dr. Rudolf von Sinner; a pró-reitora de Extensão, professora Dra. Laude Brandenburg; o coordenador do Instituto Ecumênico de Pós-Graduação, professor Dr. Wilhelm Wachholz; o coordenador do curso de Teologia, pastor Dr. Rodolfo Gaede Neto; a coordenadora do Instituto Superior de Música, Dra. Laura Schmidt da Silva, e a coordenadora da Escola Sinodal de Educação Profissional, professora Dra. Ana Maria Ribeiro Althoff.Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação
http://www.alcnoticias.org