|

No dia 02 de setembro, do próximo ano, a Comunidade Evangélica de Blumenau (CEB), união de oito paróquias no maior município do Vale do Itajaí, vai comemorar 150 anos de atividades. No dia 09 de agosto de 1857, o então, pastor Oswald Hesse celebrou o primeiro culto luterano nas terras cortadas pelo rio Itajaí-Açú, com isso, também, trouxe a cultura, a história e os costumes da igreja reformada pelo jovem padre Martin Lutero.

 

Para lembrar esta importante data, a CEB montou uma equipe de lideranças dos setores de trabalho e das paróquias para pensar estratégias para as festividades que vão ocorrer no ano de 2007. Além das comemorações do primeiro culto, a OASE também festeja os 100 anos de existência com o início dos trabalhos da Sociedade Evangélica de Senhoras. De semelhante modo, o Lar Elsbeth Koehler completa seus 25 anos de dedicação ao trabalho comunitário e social. Pensando nisto, a equipe organizadora tem a tarefa de contemplar programações que lembrem estas datas importantes no calendário religioso da história do Vale do Itajaí.

 

A realização de um desfile histórico já está confirmado pela Fundação Cultural de Blumenau. De acordo com a diretora do arquivo histórico, Suely Petry, a idéia é trabalhar a temática do primeiro culto nas festividades do aniversário do município de Blumenau, que estará comemorando seus 157 anos. Para ela, a história da igreja luterana e a história de Blumenau andam juntas, mesmo porque os primeiros imigrantes eram alemães luteranos. “Os traços da cultura são sentido até hoje, não só na religiosidade, mas também, na educação, no lazer e na música. O modo de organização do comércio e da indústria é uma característica do legado dos alemães”, completa. Pensando nas festividades, a equipe organizadora também propôs um Dia Setorial da Igreja no Parque Vila Germânica para realizar um culto de ação de graças. Para isso, a Comunidade Evangélica de Blumenau sugere à todas as paróquias do Sínodo Vale do Itajaí que reservem o dia 02 de setembro para a realização desta grande festa religiosa.

Tobias Mathies – tobiasmathies@terra.com.br