|

No sábado, 9 de dezembro, a EST, de São Leopoldo (RS), formou a sua maior turma de bacharéis em Teologia em seus 60 anos de atividades. Vinte alunos e alunas se formaram na ênfase Pastorado, seis, em Educação Cristã e quatro, em Diaconia.

A cerimônia de colação de grau foi antecedida por um culto de graças, oficiado pelo pastor Dr. Wilhelm Wachholz, pela diácona Dra. Sissi Georg e pelo catequista Dr. Remí Klein. Wachholz foi o pregador e professor homenageado. O novo reitor eleito, Dr. Oneide Bobsin, foi o paraninfo da turma e Leonice Leal, a funcionária homenageada. A colação de grau esteve a cargo do reitor, Dr. Lothar Carlos Hoch. Argéli Karsburg e Tiago Wahlbrink foram os oradores da turma.

 
Formandos, mesa diretiva e oficiantes na foto oficial da formatura Também receberam seu certificado três alunos do curso de especialização em Aconselhamento e Psicologia Pastoral 5: Adi Pfeiffer, Jaqueline Michel Piazza e Orlando Nestor Ott.

Wilhelm Wachholz baseou sua pregação no texto escolhido pelos formandos, João 10.9 – onde Jesus diz: “Eu sou a porta…” – e  enfatizou que no atual mercado religioso polifônico uma das principais funções de obreiros e obreiras, sejam pastores, pastoras, diáconos, diáconas, catequistas, é auxiliar a reconhecer a voz do bom pastor e apontar para a porta que é Jesus Cristo. “E é preciso fazer isso com convicção, com alegria, com paixão, para não ser confundido com mercenários” reforçou.

 “Para Lutero, o Espírito Santo é o porteiro que abre a porta. O Espírito Santo faz com que Jesus seja Cristo para nós hoje. O Espírito Santo não tem a função de provocar emoções, sensações, espetáculo, ‘show’, mas de apontar para a porta, Cristo, e tornar sua mensagem viva e atual”, ensinou o pregador.

Em sua fala como paraninfo, o professor e reitor eleito, Dr. Oneide Bobsin, alertou seus afilhados a não cederem à tentação de fazer o jogo de exercer o poder como obreiros e obreiras em cargos de liderança. Também lhes transmitiu a certeza, como a expressa o apóstolo Paulo: “somos atribulados por todos os lados, mas não esmagados”. 

 
Formandos foram alertados a não se deixar seduzir pela teologia da glória O pró-reitor de Graduação, Ms. Verner Hoefelmann, definiu como “um ato histórico” o fato da EST estar formando a sua maior turma de bacharéis em Teologia justamente no ano em que comemora seu 60º aniversário. É histórico também em relação à diversidade de ministérios. É maior turma que se forma em Educação Cristã e em Diaconia. É igualmente histórico em relação ao predomínio de mulheres – 60% são mulheres. Não é a primeira vez que as mulheres foram maioria, mas nunca antes com o percentual tão expressivo, destacou Hoefelmann. Ele vê esse fato como sinal da importância que as mulheres representam para a Igreja e sua missão.

PALAVRA DO REITOR – Ao encerrar a cerimônia, o reitor, Lothar Hoch, agradeceu pela presença maciça de familiares e amigos dos formandos e a Deus pelo que a EST é hoje para a IECLB e para além dela. Ao externar os cumprimentos aos formandos, assegurou que a atual gestão da EST fez o possível junto à Igreja e também junto às instâncias públicas para possibilitar o estudo de Teologia aos estudantes. Hoch recomendou aos formandos fazerem bom uso dos dons recebidos, lembrando que tão importante quanto os conhecimentos adquiridos para o exercício do ministério é o amor, a solidariedade, o caminhar ao lado das pessoas em suas alegrias e sofrimentos.

(Texto e fotos: Ingelore S. Koch)