|

No dia 17 de dezembro de 2006 o Sínodo Espírito Santo a Belém comemora 160 anos de presença luterana no Estado do Espírito Santo. O evento comemorativo acontecerá na cidade de Santa Maria de Jetibá. A expectativa é de que milhares de pessoas participarão desta grande celebração. Caravanas provenientes de todas as paróquias capixabas estarão chegando a Santa Maria de Jetibá no terceiro domingo de Advento, a partir das 8 horas da manhã.

A história da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Estado do Espírito Santo teve início no Natal do ano de 1846 quando um grupo recém-chegado de imigrantes alemães, que traziam em sua bagagem a Bíblia, o Hinário e o Catecismo Menor de Martim Lutero, celebraram o primeiro culto evangélico-luterano em solo capixaba. Isto ocorreu em Vitória, capital do Estado. Depois disto chegaram muitos outros grupos de imigrantes alemães, pomeranos e de outras nacionalidades. Na medida em que eram assentados nos municípios de Domingos Martins, Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá, as primeiras comunidades luteranas íam sendo edificadas. Hoje existem 167 Comunidades e 71 Pontos de Pregação distribuídos em trinta e uma Paróquias no Estado do Espírito Santo.

Orientados pelo lema “Fé – Gratidão – Partilha”, os luteranos e as luteranas capixabas estarão rendendo graças ao Senhor por 160 anos de história. A celebração jubilar iniciará pontualmente às 9 horas. Da programação farão parte a apresentação dos corais de vozes, coros de trombones e flautistas de todo o Estado, a instalação do novo Pastor Sinodal e de seu Vice, a posse da Diretoria Sinodal, a inauguração do busto de Lutero na praça central da cidade e uma exposição histórica a respeito das Paróquias, Comunidades e Instituições ligadas à IECLB no Estado do Espírito Santo.

P. Valdemar Gaede