No dia 15 de dezembro de 2006, o P. Dr. Walter Altmann, pastor presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e moderador do comitê central do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) , afirmou que a Igreja de Constantinopla é uma igreja verdadeiramente ecumênica, cujo ecumenismo tem sido expresso de maneira tangível em muitas de suas iniciativas históricas. Ao lado do Secretário Geral, Rev. Dr. Samuel Kobia, e dos vice-moderadores, Metropolita Dr Gennadios de Sassima (Limouris) e Rev. Dr. Margaretha Hendriks-Ririmasse, Altmann esteve participando do encontro de líderes do CMI, que aconteceu nos dias 14 e 15 de dezembro no Patriarcado Ecumênico, em Phanar, Istambul (Turquia). Ao dar as boas-vindas ao grupo reunido em Phanar, o Patriarca Ecumênico Bartolomeu I destacou o papel significativo do movimento ecumênico desde o início do século XX. Como membro fundador do CMI e participante de diversas comissões do Conselho, a Igreja de Constantinopla está sempre pronta a promover o diálogo, não somente entre igrejas cristãs, mas também entre a Cristandade e outras religiões monoteístas, apontou Bartolomeu I.
Conhecido como o patriarca verde, devido às suas iniciativas ecológicas, Bartolomeu I tornou-se uma figura de liderança do movimento ecumênico contemporâneo (…) desempenhando um papel ativo nos campos da coleboração e diálogo inter-religioso, da reconciliação entre povos e culturas e da proteção do meio ambiente, destacou Altmann. Expressando gratidão pelo constante apoio da Igreja de Constantinopla ao CMI, Altmann declarou: estamos engajados com paixão na luta contra a pobreza e a injustiça. Trabalhamos por paz e reconciliação. Há, certamente, muitos obstáculos e dificuldades ao longo do caminho de nossa jornada ecumênica. Mas o Apóstolo Paulo, dirigindo-se a comunidade de Corinto, diz: estamos preplexos, porém não desanimados. (2 Co 4.8)Kobia e Altmann ainda estenderam a viagem ao Líbano, onde foram recebidos por Sua Santidade Aram I, Catholicos da Sé da Cilicia da Igreja Apostólica Armênia, que foi moderador do CMI entre 1991 e 2006. Um encontro com o comitê ecumênico do Catholicosado, uma recepção formal com representantes das igrejas do Líbano, visitas às igrejas libanesas que são membros do CMI, reuniões com líderes religiosas xiitas e sunitas, com funcionários do Conselho de Igrejas do Oriente Médio e um ‘tour’ pelos subúrbios de Beirut são alguns dos itens da agenda da visita do CMI.
Altmann e Kobia ainda foram recebidos pelo Primeiro Ministro daquele país, Fouad Siniora. As igrejas-membro do CMI no país são a Igreja Apostólica Armênia (Santa Sé da Cilicia), a União de Igrejas Evangélicas no Oriente Próximo e o Sínodo Evangélico Nacional da Síria e Líbano. O Bispo Kegham Khatcherian e o Bispo Nareg Alemezian da Igreja Apóstolica Armênia, o Secretário Geral do Conselho de Igrejas do Oriente Médio, Sr. Guirguis Saleh ae o diretor do programa do CMI para o Oriente Médio, Sr. Michel Nseir acompanharam a delegação do CMI durante a visita.