Entre os dias 18 e 19 de janeiro, o Rev. Jens-Petter Johnsen, diretor geral do Conselho da Igreja da Noruega, participou de um intenso programa de visitas e diálogos para conhecer a IECLB. Embora Johnsen, que assumiu o cargo em junho de 2006, não tenha entre suas tarefas específicas a relação com as igrejas e organizações internacionais, aproveitou a passagem pelo Brasil para conhecer a IECLB.
Pastor segundo vice-presidente da IECLB, Carlos Möller e Diretor Geral do Conselho da Igreja da Noruega, Rev. Jens-Petter Johnsen A visita teve início na sede da IECLB, em Porto Alegre, onde o pastor foi recebido oficialmente pelo segundo vice-presidente de nossa igreja, P. Carlos Möller e pelo assessor da presidência, Dr. Carlos Gilberto Bock. Möller ressaltou a importância do apoio da Igreja da Noruega ao longo da caminhada da igreja. Após assistir a um panorama da história da IECLB, Johnsen teve a oportunidade de ouvir e debater acerca dos projetos das áreas de missão e financeira da IECLB.
No dia seguinte, Johnsen foi recebido pelo secretário executivo da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), P. Silvio Schneider, que apresentou brevemente o trabalho da FLD na área de projetos de desenvolvimento. Mais tarde, já em São Leopoldo, o líder da Igreja da Noruega, teve a oportunidade de conhecer o campus da EST, onde foi recebido pelo reitor, P. Dr. Oneide Bobsin, que salientou o desafio da EST em busca da sustentabilidade e clareza de prioridades no mercado educacional regional e nacional. Johnsen também esteve na Casa Matriz de Diaconisas e na sede do COMIN, onde ouviu com atenção aquilo que o P. Arteno Spellmeier apresentou. Na ocasião, Johnsen afirmou que há muito a aprender com a experiência da IECLB junto às comunidades indígenas, especialmente na Noruega, que vive o constante desafio de convivência com o povo Sami.O programa se encerrou com uma visita ao escritório da Rede Sinodal de Educação, onde Johnsen e Möller foram recebidos pelo diretor executivo, Silvio Jung. Durante o encontro, Jung apresentou um quadro abrangente sobre as escolas ligadas à IECLB, enfatizando o desafio de oferecer um ensino diferenciado e comprometido com valores sólidos em meio ao cenário educacional brasileiro muitas vezes marcado pelo simples mercantilismo.Na manhã do dia 20, Johnsen seguiu para São Paulo, onde participa da reunião do comitê executivo da Aliança Bíblica Universitária. Na despedida, assinalou sua satisfação com a visita: chama atenção o entusiasmo da IECLB para superar os desafios e aumentar o reconhecimento que possuem internacionalmente.Para saber mais:Igreja da Noruega – http://www.kirken.no/english
EST – www.est.com.br
COMIN – www.comin.org.br
Rede Sinodal de Educação – http://www.redesinodal.com.br
Fonte: Dr Marcelo Schneider – assessor ao moderador do CMI