Visita à Comunidade em Resende-RJ
Nos dias 20 e 21 de janeiro o presidente do Sínodo, Miltom de Oliveira e o Pastor Sinodal Guilherme Lieven visitaram a Comunidade Evangélica em Resende-RJ. Foram recebidos pelo presidente, Sr. Marcio Prado de Carvalho e demais lideranças da comunidade. Na noite de sábado (20) reunidos nas dependências da comunidade repartiram informações e avaliações a respeito daquele campo missionário do Sínodo Sudeste. No domingo, a comunidade se reuniu para o culto com Santa Ceia, coordenado pelo pastor sinodal.
A Comunidade de Resende, constituída formalmente em 1996, é fruto de um trabalho missionário, desenvolvido há mais de 15 anos. Suas atividades são desenvolvidas numa pequena residência localizada num bairro afastado, do centro da cidade. O fortalecimento do trabalho missionário conta com o apoio financeiro da IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, do Sínodo Sudeste e dos membros da comunidade. A comunidade tem como meta apresentar para a cidade de Resende e, por conseqüência para toda a região, a proposta evangélica luterana de ser Igreja de Jesus Cristo.
A comunidade de Resende encontra-se atualmente sem um Obreiro ou Obreira, pastor ou pastora. O contato das lideranças do Sínodo com as lideranças da Comunidade motivaram o reatamento do compromisso com o projeto missionário. Na oportunidade decidiram publicar nos órgãos oficiais da Igreja a vaga de Obreiro/a e organizaram o plano de cultos para os próximos 2 meses. A comunidade contará, ainda, com o monitoramento e apoio do Pastor Sinodal e do Presidente do Sínodo Sudeste, especialmente , durante este tempo de transição.
Visita ao Templo em São José dos Campos
O Presidente do Sínodo Sudeste e o Pastor Sinodal visitaram o Templo e as instalações da Comunidade em São José dos Campos. Foram recebidos na tarde de domingo (21) pela Pastora Elisabet Lieven.
Foi a primeira visita do Presidente do Sínodo àquela Comunidade. Acompanhou com alegria alguns relatos sobre a história da Comunidade. A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Vale do Paraíba, a qual pertence a comunidade em São Jose dos Campos, nasceu de um longo trabalho missionário, desenvolvido pela União Paroquial de São Paulo, com o apoio da IECLB e do Sínodo Sudeste. A comunidade em São José e os pontos de pregação da Paróquia no Vale do Paraíba dá testemunho de que os projetos missionários são viáveis, que necessitam de apoio, solidariedade e acompanhamento de toda a Igreja.
Vale partilhar ainda, que a experiência da visita, conforme testemunho do Pastor Sinodal Guilherme Lieven e do Presidente do Sínodo Sudeste, Miltom de Oliveira, veio encorajar e confirmar a meta atual da Diretoria do Sínodo de acompanhar as comunidades e suas lideranças, aproximando-se das suas alegrias e desafios como Igreja de Jesus Cristo nesta vasta região do sudeste brasileiro.