|

 
As quatro Paróquias da Comunidade Luterana do Rio de Janeiro (Martim Luther, Bom Samaritano, Niterói e Norte) estão encerrando uma longa história administrativa conjunta como União Paroquial. Cada Paróquia da CELURJ, a partir deste ano, será uma unidade administrativa independente. A dinâmica da vida comunitária das comunidades não mudará em nada. Porém, o processo de descentralização administrativa exigirá, agora, de cada unidade paroquial as obrigações jurídicas, financeiras, sociais e eclesiásticas.

O Pastor Sinodal, Guilherme Lieven, participou no dia 08 de fevereiro, na sede da Paróquia Martim Luther, de uma das muitas reuniões que preparam esse processo: aprovação de novos estatutos das Paróquias, registro de CNPJ, transferência de bens imóveis para as novas unidades administrativas, divisão de tarefas e responsabilidades e outras questões afins.

Conforme o nosso  modelo eclesiástico e as suas normativas o Sínodo Sudeste está indiretamente envolvido neste processo. E o Pastor Sinodal, com a impossibilidade da participação do Presidente do Conselho Sinodal, Miltom de Oliveira, veio representar esta instância da Igreja, comprometendo-se com o referido processo e apontando para a vocação dos  membros e das lideranças das Comunidades de Confissão Luterana do Rio de Janeiro na vida e missão da Igreja de Jesus Cristo.