Uma noite de 12 de fevereiro, reservada para reunião ordinária do Conselho e para homenagear lideranças que serviram a Paróquia Martin Luther por mais de 30 anos. Foi um presente para os visitantes do Sínodo Sudeste. Na reunião eles conheceram alguns dados da administração e do trabalho pastoral/comunitário da Paróquia. Em especial acompanharam o relato da presidente da comissão, que encaminha a preparação das atividades da comemoração, em junho, dos 180 anos da presença dos luteranos e luteranas na Cidade do Rio de Janeiro. A divulgação e convite para as comemorações serão em breve propagadas para a cidade, para o Sínodo e para toda a IECLB. Na oportunidade o presidente do Sínodo, Miltom de Oliveira, apresentou as oportunidades oferecidas pelo portal da IECLB www.luteranos.com.br e convidou a paróquia Matim Luther para aderir ao portal.
O pastor sinodal, Guilherme Lieven, apresentou às lideranças reunidas algumas das expectativas do Sínodo Sudeste em relação as visitas e parcerias com as comunidades. Apresentou o Sínodo Sudeste como uma rede de comunidades que interagem para servirem melhor ao chamado de Deus. Na oportunidade apresentou os benefícios do modelo eclesiástico da IECLB. Ao traduzir para a prática as suas idéias citrou como exemplo algumas das iniciativas e desafios atuais do sínodo: motivar a missão dos membros e das comunidades, acompanhar e monitorar os projetos missionários do Sínodo, divulgar e articular as obras e tarefas das instituições diaconais, reestruturar o trabalho com jovens a nível sinodal, ajudar e acompanhar às paróquias vagas.
No final, após um debate sobre os desafios e dificuldades para viabilizar a presença da Igreja nos centros antigos das grandes cidades, o presidente do Sínodo e o pastor sinodal comprometeram-se com a tarefa de organizar uma reunião com lideranças das 3 Paróquias das capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, com o objetivo de promover a partilha de iniciativas e experiências na busca pelo fortalecimento missionário da vida comunitária nestas grandes cidades.