|

Com assessoria do P.Dr.Valério Schaper, professor de Teologia na Escola Superior de Teologia – EST de São Leopoldo, as Pastoras e Pastores do Sínodo Sudeste refletiram sobre o tema 2007: “No poder do Espírito Santo, proclamamos reconciliação.” Foi uma conferência com atualização teológica, pois o encontro de Obreiros e Obreiras promoveu aprofundamentos teóricos sobre o tema 2007 da IECLB, facilitando a divulgação e a reflexão da mensagem junto as comunidades e seus grupos.

A conferência aconteceu em Juiz de Fora-MG nos dias 12 a 14 de março. Na celebração de abertura, o Pastor Sinodal, Guilherme Lieven, acolheu aos participantes e apresentou reflexão sobre as ações do Espírito Santo com as comunidades, com as pessoas e no mundo, baseando-se no texto base do tema do ano.

 

Na abertura dos trabalhos da Conferência o Pastor Guilherme Lieven apresentou uma avaliação dos primeiros meses da gestão atual do Sínodo Sudeste. Em seu pronunciamento afirmou: “Em nosso contexto e meio, Deus nos inclui em sua missão de forma especial. Somos chamados/as para exercer com as comunidades os Ministérios da Igreja, para servir, cuidar, animar e proclamar a vitória da vida sobre a morte. Jesus cristo nos vocacionou e depositou em nossas mãos uma tarefa especial, acompanhada por talentos, dons e meios. As comunidades, as paróquias, as instituições diaconais, as pessoas e as lideranças, relacionadas à dinâmica da Igreja de Jesus Cristo neste contexto, necessitam da nossa ajuda, dos nossos dons, da nossa contribuição, da nossa vocação.”

 

A Conferência referendou varias iniciativas da nova gestão do Sínodo Sudeste, quais sejam: Consulta sobre Missão, envolvendo obreiras/os e lideranças diretamente ligadas aos projetos missionários; a nova proposta de trabalho com os jovens no Sínodo Sudeste, que se articula a partir de um grupo de trabalho com representantes dos 4 núcleos; encontro de planejamento 2008, agendado para os dias 06 e 07 de outubro no Lar Belém – Campinas; estatísticas da IECLB, ano base 2006, coordenada pelo Sínodo Sudeste, visando reunir dados que facilitem a leitura da realidade da Igreja e diagnósticos administrativos e pastorais.

Durante a Conferência as Obreiras e Obreiros visitaram a Comunidade de Juiz de Fora na noite do dia 13 de março. Participaram com a comunidade da palestra proferida pelo Pastor Armindo Muller, abordando aspectos da História da Igreja Evangélica Luterana nas Regiões de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A Conferência de Obreiros e Obreiras do Sínodo Sudeste encerrou-se na noite do dia 14 de março com um Culto Eucarístico, coordenado pelo Vice Pastor Sinodal Eldo Kruger, que celebrou com gratidão e fé, pela ação do Espírito Santo, a formação, os estudos, os encontros, a comunhão e o ânimo ali proporcionados. E o Senhor, Deus da reconciliação, cheio de graça e misericórdia abençoou a todos e todas, também a casa hospedeira e seus funcionários – Instituto Católico Sagrado Coração. E, mais do que isso, depois enviou a todas e todos para servirem, proclamando reconciliação.