No sábado, dia 31 de março, a Paróquia Bom Pastor/Garcia recebeu os 55 participantes para a reunião de presidentes e tesoureiros das paróquias do Sínodo Vale do Itajaí. O evento começou com as boas vindas da presidente do Conselho Sinodal Lea Stange de Oliveira, em seguida, com a meditação proferida pela pastora sinodal Mariane Beyer Ehrat e, ainda, com uma breve explanação sobre a história da paróquia anfitriã do evento.
O primeiro assunto apresentado foi sobre a organização nas secretarias, arquivos, informatização dos cadastros e controle da tesouraria. O pastor Cláudio Schefer, da Paróquia Bom Pastor/Brusque, trouxe modelos e métodos que são aplicados na sua paróquia.
Dando continuidade ao programa proposto, os tesoureiros e presidentes foram divididos em dois grupos. No grupo dos tesoureiros o assunto discutido foi “Contribuição Voluntária”. Os presentes relataram como a questão está sendo tratada nas paróquias. Para muitos deles, a contribuição voluntária é uma grande idéia e deve ser encarada com muita cautela e seriedade. O grupo dos presidentes tratou do assunto “Diretrizes Comuns no Sínodo”. A partir da explanação os participantes levantaram questões que envolvem situações desde o batismo, passando por todos os ofícios e, inclusive, assuntos de ordem administrativa e ecumênica.
O jornalista Tobias Mathies, assessor de comunicação do Sínodo, apresentou para todos os presentes informações sobre o novo portal da IECLB, além de abordar as novas possibilidades de informação e comunicação com a ascensão da Internet. A pastora sinodal apresentou dados estatísticos da população de acordo com informações do censo e da IECLB, stica da IECLB, enfatizando a criaçtate informaçaça e ecumresidentes foram divididos em dois grupos . desafiando a criação de novas áreas missionárias na região do Vale do Itajaí. Para Mariane é muito importante iniciar uma discussão e um planejamento sobre criação de novos campos de trabalho nas paróquias até 2.010.