|

 
Sínodo Sudeste – Uma programação especial mobilizou a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Teófilo Otoni na Semana Santa e na Páscoa. Os obreiros Pastores, Alberto Gallert e Luiz Carlos de Oliveira prepararam o Tríduo Pascal, os cultos da Semana Santa e de Páscoa na maioria dos Pontos de Pregação e na Igreja Martim Luther (centro). Com o apoio das lideranças da Comunidade e dos Diáconos, Edna Ramlow Belling e José Marcos Belling as atividades e celebrações acolheram às famílias luteranas e visitantes com criatividade e com mensagens de fé. Observou-se um cuidado litúrgico e uma atenção especial à ornamentação dos espaços de culto.

 
Culto de Páscoa
Nesta ocasião o Pastor Sinodal Guilherme Lieven, natural de Teófilo Otoni, acompanhado de sua esposa Norma Krüger Lieven, visitou a Comunidade e participou da maioria das atividades da Semana Santa e da Páscoa. Saudou a Comunidade de Teófilo Otoni em nome das lideranças do Sínodo Sudeste, apontando para os frutos do modelo eclesiástico da IECLB que, através dos Sínodos, promove o compromisso e a missão das comunidades, unindo-as em uma grande rede de comunhão, testemunho, partilha e compromisso com Evangelho.

No culto da Sexta-Feira Santa proclamou a mensagem da Cruz de Cristo, baseando-se no texto bíblico da carta aos Hebreus 4.14-16. Anunciou que o Senhor da vida, Deus da reconciliação e da misericórdia, é aquele que conhece nossas fraquezas, nossos pecados, nossos limites e o nosso sofrimento. No culto da Páscoa, em que as crianças foram acolhidas no altar, abençoadas e enviadas ao Culto Infantil, o pastor Guilherme Lieven anunciou a mensagem da ressurreição de Cristo e a ressurreição das filhas e dos filhos de Deus, inspirando-se no Evangelho de João (20.1-18), que relata a visita dos discípulos ao túmulo vazio, na manhã de Páscoa. Não por último, duas outras importantes atividades comunitárias compuseram o Tríduo Pascal, o culto ao amanhecer de domingo no cemitério da comunidade e o café comunitário de Páscoa. Testemunhou-se que, apesar de serem atividades novas, a participação dos membros da comunidade surpreendeu os organizadores e as organizadoras.

 
Crianças recebidas no altar no Culto de Páscoa
O Pastor Sinodal reuniu-se também com o Presbitério da Comunidade. O encontro, coordenado pelo Presidente, Alfredo Adolfo Laube Neto, fortaleceu os compromissos mútuos do Sínodo com a Comunidade e vice e versa. Os obreiros e as lideranças apresentaram um detalhado diagnóstico dos desafios da Comunidade e do seu potencial missionário. A comunidade atende 21 pontos de pregação numa extensa região geográfica do nordeste de Minas Gerais. São 4.000 km percorridos mensalmente. Há uma carência de presença pastoral em todos os grupos e pontos de pregação. Além dos obreiros pastores, a comunidade conta com um expressivo grupo de lideranças que auxiliam em cultos de leitura, estudos bíblicos e na visitação e acompanhamento aos membros enlutados, idosos e enfermos. Apontaram também uma demanda na área da formação contínua das lideranças e dos membros da comunidade. Partilharam sobre a necessidade de escolher enfoques, definir metas a serem atingidas a médio e longo prazo, assumindo a situação de que não é mais possível fazer tudo e, ao mesmo tempo, corresponder-se a todas as demandas pastorais e missionárias. Mencionaram, ainda, a necessidade de dar atenção especial à presença da Igreja na cidade de Teófilo Otoni e nas cidades da região, referiram-se à “Pastoral Urbana”.

 
Café comunitário no domingo de Páscoa
O Pastor Guilherme Lieven interagiu com os relatos e as reflexões, apontando as possibilidade de cooperação do Sínodo com a Comunidade. Mencionou o Curso sobre contar histórias, já encaminhado no último Boletim Sinodal, voltado para os colaboradores do Culto Infantil; apresentou o planejamento da Consulta sobre Missão, que acontecerá em agosto de 2007, que, por sua vez, estará voltada ao apoio as atividades missionárias das comunidades do Sínodo; relatou sobre o encontro das lideranças do Sínodo para o planejamento 2008, que incluirá a formatação de compromissos e encaminhamentos em apoio às comunidades e paróquias.

Com a visita do Pastor Sinodal à Comunidade de Teófilo Otoni o Sínodo Sudeste sinalizou novamente, que as dificuldades e as distâncias não impedirão a consolidação da dinâmica solidária e democrática de Igreja, traduzida em encontros, comunhão, testemunhos, compromissos, aprendizado, solidariedade e serviços.

 

Lideranças, pastores e diácona