Representantes de onze instituições diaconais e lideranças de Comunidades, ligados ao trabalho diaconal no Sínodo Sudeste, nos dias 21 e 22 de abril, reuniram-se em Belo Horizonte-MG no 5º. Encontro de Diaconia. O tema principal do encontro, Espiritualidade no cotidiano da Ação Diaconal, desenvolvido pelo palestrante Pastor Dr. Rolf Schünemann, motivou reflexões, diagnósticos e posicionamentos entre os 40 participantes. O Encontro foi coordenado pelas lideranças da IBML – Instituição Beneficente Matim Lutero, com o apoio da Comunidade de Belo Horizonte.
(Clique aqui para ver as fotos)
O palestrante repartiu o seu diagnóstico de que, no geral, o envolvimento com a diaconia é motivado por uma situação de fragilidade e de temor, por uma inquietude e inconformidade com a injustiça e sofrimentos, articuladas pela crença, por valores de uma religião. Identificou também o ponto de partida central das pessoas e comunidades luteranas para o envolvimento com as ações diaconais. Afirmou que para as luteranas e os luteranos todo o serviço ao outro vem da fé. O amor é um agradecimento a Deus, pela reconciliação e salvação, concretizadas na encarnação de Deus em Jesus Cristo – O filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir. O Pastor Rolf Schünemann defendeu que a ação diaconal é uma ação sagrada. Através dela o cristão e a cristã participam da ação salvadora de Deus no mundo. Através do serviço de amor as pessoas experimentam, pela fé, o mesmo espírito que estava com Jesus Cristo. O palestrante chamou a atenção dos participantes ao afirmar que é impossível construir um espaço sagrado exclusivo no contexto da Diaconia. Segundo ele a ação diaconal se mistura com o cotidiano e com a espiritualidade.
Motivados pelo tema, os participantes concluíram que a espiritualidade é trabalhada de forma improvisada no contexto da Diaconia. Alertados pelo palestrante constataram que os formadores de opinião, os colaboradores e as lideranças das ações diaconais no Sínodo Sudeste, também em toda a Igreja, não podem cair na tentação de instrumentalizar a pobreza, a dor, a fome, a injustiça e a violência para fins de interesse institucional. Por exemplo, criar metas e programas para tornarem os assistidos em membros da Igreja. Este comportamento corrompe a diaconia. A questão da espiritualidade no cotidiano da Diaconia transcende estes limites, interesses e tentações. Especialmente porque a espiritualidade já está lá, a presença de Deus é incondicional e anterior à ação humana. Através da diaconia, e da vida comunitária de fé, somente é possível reparti-la, vivê-la e testemunhá-la. As ações diaconais são espaços “grávidos” da presença misericordiosa de Deus que favorecem o testemunho e a proclamação da reconciliação, não os oportunismos carregados de interesses e justificações.
O encontro oportunizou também o conhecimento das ações e dos desafios dos programas e projetos da IBML – Instituição Beneficente Martim Lutero, fundada e coordenada pela Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Belo Horizonte. O Lar Luisa Griese abriga 12 pessoas idosas. A creche Cantinho Amigo, localizada em Santa fé – Ribeirão das Neves acolhe e cuida de 40 crianças de 2 a 6 anos. O CIM – Centro de Integração Martim, situado no Aglomerado da Serra, Belo Horizonte, beneficia, através de várias oficinas e programas, mais de 300 educandos a partir dos 6 anos. Agradecidos pela oportunidade de conhecer os trabalhos diaconais da Comunidade em Belo Horizonte, os participantes dos 5º. Encontro de Diaconia apresentaram de forma resumida dados, missão e metas das Instituições que representaram no encontro.
A última pesquisa, promovida pelo Sínodo Sudeste, aponta que as Instituições Diaconais de Minas Gerais (2), de São Paulo (6) e de Rio de Janeiro (1) interagem com 6.736 pessoas, beneficiadas pelos programas sociais, educacionais e culturais. São dezenas de parcerias com doadores do setor público e privado, incluindo as comunidades e suas lideranças, que viabilizam financeiramente as atividades diaconais destas instituições.
O 5º. Encontro de Diaconia encerrou-se com o Culto da Diaconia, na manhã de domingo (22/04). Participou os jovens do Programa “Tocando pela Vida”, do Centro de Integração Martinho, apresentando duas canções com as suas flautas. Os momentos litúrgicos foram motivados pela Diácona Valdineia Bull e pelo Pastor Gert Müller. A mensagem foi proclamada pelo Pastor Sinodal Guilherme Lieven. Baseando-se no tema do ano da IECLB: “No poder do Espírito, proclamamos reconciliação” referiu-se à espiritualidade luterana, marcada pelo conteúdo teológico da justificação pela fé, que tem como miolo a Diaconia. Citou a conhecida frase do reformador Martim Lutero: “Um cristão é senhor livre sobre todas as coisas e não sujeito a ninguém, pela fé. Um cristão é um servo, a serviço de todas as coisas e sujeitos a todos, pelo amor.”
Os participantes do 5º. Encontro de Diaconia e a Comunidade de Belo Horizonte testemunharam mais um importante momento da Igreja no Sínodo Sudeste que, pela graça de Deus, se desdobrará em ações e em encaminhamentos a serviço da vida e da missão de Deus.