No feriado de 21 de abril e domingo, 22, cerca de 120 lideranças e Obreiros/as das Paróquias do Sínodo Noroeste Riograndense participaram da I Oficina de Criatividade na área do Sínodo.
Os trabalhos foram dirigidos pela equipe do Departamento de Educação Contínua, Catequistas Marta e Dirlane e P. Valdemar, e se basearam no tema e no lema do Ano 2007: “No poder do Espírito, proclamamos a reconciliação” e “Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos. (Atos 4.20)”
A Comunidade Dr. Martinho Lutero e a Paróquia de Horizontina ofereceram as suas dependências para o evento. Os trabalhos coletivos foram realizados no Centro Social Evangélico e no Auditório do Colégio Frederico Jorge Logemann, da Rede Sinodal. Os trabalhos em grupos foram realizados no “Ginasinho” de Esporte, que também serviu de alojamento, e em diversas salas de aula. Muitas pessoas da Comunidade auxiliaram na organização e realização do encontro, envolvendo-se no preparo da hospedagem, recepção e refeições. Nas palavras da presidente da Comunidade Maria Isabel Bins e do presidente da Paróquia Edio Novotny, destacou-se a alegria em receber em Horizontina lideranças que querem construir uma Igreja consciente de suas responsabilidades, especialmente com sua membresia. Na abertura o P. Sinodal Renato Küntzer frisou a importância do bom preparo de lideranças para assumir as prioridades eleitas pelo Sínodo.
Os trabalhos iniciaram com a meditação em torno do cartaz do Tema do ano, especialmente em torno da Rosa de Lutero e seu significado. A Dinâmica dos Crachás ofereceu a oportunidade de interação entre representantes dos grupos de trabalho das Paróquias, oportunizando também a utilização de serragem fina e fazendo o grupo refletir em torno dos materiais recicláveis reutilizados. Percebeu-se que os grupos entenderam-se como integrantes de uma grande família. Os participantes dividiram-se em grupos para integrar-se com jogos cooperativos, na proposta de que luteranos também brincam de forma cooperativa. A duas oficinas, de velas e de estêncil, foram bem freqüentadas, apesar do cansaço dos participantes. Após a reflexão sobre as Teias e os Estudos Bíblicos previstos no Caderno de Estudos, cada paróquia teve oportunidade de refletir sobre as ações decorrentes da I Oficina de Criatividade neste Sínodo, traçando o planejamento para as comunidades e paróquias de origem. Isto serviu para perceber as necessidades, as prioridades e as alternativas de cada local. A meditação de encerramento marcou com votos de bênçãos para cada participante. (Fonte: Cat. Especialista Sara Regina Hoppen)