|

Mauri Schlösser*
maurischlosser@uol.com.br

A IECLB disponibilizou aos obreiros, obreiras e comunidades o Livro de Batismo – edição de estudo, organizado pelo professor Nelson Kirst, com o apoio de uma equipe de pesquisa e redação. A equipe de estudo contribuiu para o conteúdo e configuração do livro.

O material apresenta definições fundamentais sobre o batismo, um sacramento que proclama e outorga à pessoa aquilo que Deus está fazendo para conduzi-la a uma vida de fé, incorporá-la ao seu povo, integrá-la ao seu reino. Além disso, aborda os aspectos antropológicos, destaca os aspectos bíblicos e relata os vários significados vinculados ao batismo registrados no Novo Testamento, marco de referência para a prática batismal da igreja cristã.

É possível observar e analisar a situação atual da prática batismal revelando os aspectos pastorais, apontando e comentando os aspectos litúrgicos do batismo. Assim, apresenta liturgias de batismo e de recordação do batismo, que podem e devem ser moldadas, abreviadas ou alteradas conforme as circunstâncias e também oferece diferentes opções para as diferentes partes da liturgia.

Resumindo, o Livro de Batismo apresenta propostas e subsídios para o enriquecimento da prática batismal. O objetivo é ter um período de ampla participação e experimentação. Para isto, os obreiros e as comunidades são convidados e incentivados a fazer uso responsável e intensivo das propostas e dos subsídios desta ferramenta. No período de experiência são, portanto, esperados comentários, observações, críticas e sugestões. Todas estas contribuições devem ser enviadas ao Conselho de Liturgia da IECLB para que, depois do período de ampla participação e experimentação, se possa fazer uma avaliação da edição de estudo e chegar uma versão revista e definitiva do Livro de batismo da IECLB.

________________

* pastor na Paróquia de Itoupava Central, em Blumenau (SC)