Tobias Mathies
tobiasmathies@terra.com.br
Nos dias 26 a 28 de junho aconteceu mais uma edição da atualização teológica para os obreiros do Sínodo Vale do Itajaí. Nesta etapa participaram 25. O tema apresentado pelo professor doutor Euler Renato Westphal foi sobre questões éticas, principalmente na área da biologia. O palestrante partiu de seis pontos principais: uso da lei, resgate da criação, fundamentos da bioética, estudo da ética diante dos avanços da biotecnologia, pós-modernidade e bioengenharia.
Euler utilizou a filosofia e a teologia para fazer um contraponto com exemplos de situações que cercam o dia-a-dia das pessoas. “A ciência é manejada pelos homens, precisamos reduzir os estragos que a ciência pode fazer, mesmo quando parte de boas idéias”, resume. Para ele, dignidade humana e qualidade de vida, mesmo parecendo sinônimos, são muito diferentes. O segundo nunca pode estar acima do primeiro. “Uma boa qualidade de vida é uma condição científica, mas um ser humano com dignidade é algo pleno, uma condição religiosa”, completa.
“A fundamentação teológica e filosófica mostrou a outra id das questões éticas, ajudando-nos a discernir o que acontece nos dias de hoje. Ela ampliou nosso entendimento acerca do assunto. Como Igreja temos uma contribuição nas decisões éticas”, reforça a pastora sinodal Mariane Beyer Ehrat.
Euler Westphal trabalhou durante oito anos na Missão Evangélica União Cristã de Rio do Sul e Blumenau. Foi fundador do Centro de Recuperação Nova Esperança (Cerene) e do projeto para famílias carentes “Bom Amigo”. Atualmente dá aulas na Faculdade Luterana de Teologia (FLT) nas disciplinas de Hermenêutica, Ética e Bioética, Teologia Sistemática, História da Teologia, Filosofia, História Eclesiástica e Filosofia da Ciência e, também, na Universidade de Joinville (Univille). Dentre os inúmeros artigos e muitas publicações de sua autoria destacam-se “O Deus cristão: um estudo sobre a teologia trinitária de Leonardo Boff”, “O Oitavo Dia – na era da seleção artificial” e “ Brincando no Paraíso Perdido: as estruturas religiosas da ciência”.
Em setembro, em duas etapas, nos dias 11 a 14 e 18 a 21, vão acontecer mais duas atualizações teológicas. Os temas abordados serão na área da prédica livre e dramaturgia litúrgica. O palestrante será o pastor Konrad Müller, do Instituto de Liturgia da Igreja da Baviera.