A data de 17 de julho firmou-se, no decorrer da história, como o dia do aniversário do Grupo de Trombonistas de Santa Maria de Jetibá. No último dia 17 de julho o grupo tornou-se octogenário. Tudo começou no ano de 1927: Hermann Roelke, o segundo Pároco a residir em Santa Maria, incentivou a formação do grupo que atua até o dia de hoje, sem interrupção.
Na verdade, a história dos trombonistas de Santa Maria de Jetibá retrocede a tempos mais remotos. Documentos históricos comprovam que também o antecessor de Roelke, Pastor Friedrich Heinrich Wrede, Pároco de Santa Maria no período 1904 – 1924, investiu esforços neste trabalho. Ele próprio era um trombonista exemplar. Nas suas longas viagens pastorais a comunidades distantes, levava consigo um trompete. Quando a viagem se tornava cansativa, apeava do seu burro e executava alguns hinos evangélico-luteranos em plena mata virgem. No dia 27 de outubro de 1914 um grupo de trombonistas de Santa Maria, liderado pelo Pastor Wrede, apresentou-se no culto de instalação do primeiro pastor de Laranja da Terra. Mas mesmo com esta história que vai bem além dos 80 anos, a data de 17 de julho de 1927 permanecerá como um marco importante na trajetória dos trombonistas de Santa Maria de Jetibá. Nomes de trombonistas como Friedrich Heinrich Wrede, Hermann Roelke, Hermann Miertschink, Franz Dettmann, Alfons Kretschmar, August Scheunemann, Heinrich Jacob, Gustav Krause, Eduard Marquardt, Franz Boldt e tantos outros permanecerão na memória da Comunidade como pioneiros deste trabalho tão importante em Santa Maria de Jetibá.
Como também a data de 14 de julho é histórica (aniversário do atual templo), a Comunidade celebrou os dois aniversários numa mesma noite. Às 19 horas do dia 14 de julho de 2007 aproximadamente 500 pessoas reuniram-se para comemorar as duas datas históricas. Representantes dos grupos de trombonistas de Comunidades vizinhas (Belém, Jequitibá, São Luís, Rio das Pedras, Barra do Rio Possmoser e Recreio) vieram participar, formando um conjunto de 80 instrumentistas. Sob a regência do Sr. Izidoro Boldt, este grupão embelezou a comemoração com a apresentação de várias músicas. A musicista Micaela Bárbara Lhotzky Berger, Pastor Norberto Berger e o atual regente (Izidoro Boldt) foram os homenageados especiais da noite. Cerca de 40 trombonistas iniciantes fizeram mais uma de suas primeiras apresentações em público, recebendo os aplausos fervorosos da Comunidade reunida. Encerrada a celebração no templo, as pessoas presentes foram todas convidadas para saborear o bolo de aniversário dos 89 anos de inauguração do atual templo e dos 80 anos de aniversário do atual grupo de trombonistas da Comunidade de Santa Maria de Jetibá.
P. Valdemar Gaede
Veja as fotos da comemoração – Fotos: Jair Schulz