No dia 25 de julho comemorou-se em Vila Progresso, distrito do município de Três de Maio, o 6º Encontro do Agricultor/a. O objetivo do encontro, que reuniu cerca de 300 pessoas, é comemorar a passagem do Dia do Colono e Motorista. A comemoração teve como tema a pergunta: Como anda a família agricultora? Iniciou-se o encontro às 10 horas com celebração ecumênica, preparada pelo Grupo Ecumênico em Três de Maio constituído pelas igrejas: Católica Apostólica Romana, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB, Igreja Evangélica Luterana do Brasil – IELB e Igreja Evangélica Congregacional – IEC. Motivados pelos textos de Josué 24.14-18 (A quem seguimos e servimos?) e Lucas 8.19-21 (Família de Cristo é aquela que pratica o evangelho), refletiu-se sobre o tema Como anda a família agricultora.
Após a celebração o Pastor Sinodal Renato Küntzer (Sínodo Noroeste Riograndense) refletiu com os presentes o tema: “Qualidade e dignidade de vida na agricultura – preservando valores essenciais diante das mudanças sociais e familiares”.
Ao meio-dia serviu-se um delicioso almoço embalado por apresentações musicais de pessoas do município.
Na parte da tarde versou-se sobre o trabalho da Casa Familiar Rural de Santo Cristo. O objetivo deste programa é capacitar, animar e orientar o jovem agricultor a desenvolver a agricultura familiar permanecendo no campo.
Com uma avaliação, oração de encerramento e bênção finalizou-se o encontro que visa homenagear, bem como, refletir e celebrar com a família agricultora. O encontro foi marcado pela solidariedade, visto que durante o dia se fez coleta de sangue para doação e transplante de medula.
O encontro teve como parceiros o Grupo Ecumênico em Três de Maio, Prefeitura Municipal, Sindicato Rural, Cotrimaio, Emater.
P. Carlos Romeu Dege