|

 
Entre os dias 4 e 9 de agosto, estiveram presentes em Belo Horizonte 14 membros da Comunidade de Schwaig (Estado da Baviera, Alemanha). O principal objetivo da vinda do grupo foi a assinatura do Termo de Parceria entre as duas Comunidades Luteranas, Belo Horizonte e Schwaig, que já vem sendo estruturada desde o ano de 2003.

 Os visitantes chegaram no sábado à noite, e foram recebidos pelos membros da CECLBH que lhes ofereceram hospedagem. No domingo, participaram do Culto de Ação de Graças, ocasião em que foi assinado o Termo de Parceria, e da festa que se seguiu.

 A visita proporcionou momentos agradáveis, e uma troca intensa de experiência. Os destaques da programação foram: a participação na Festa de Ação de Graças; a visita organizada pelo Pastor Gert às unidades da IBML; o churrasco oferecido na casa de Karin Seubert; o passeio do grupo a Ouro Preto; a visita à V&M Mineração; o tour pelos principais pontos turísticos da cidade; a presença na apresentação do espetáculo do Tocando Pela Vida, na Igreja da Paz.

 Ao final da visita foi proporcionado um momento de avaliação sobre a parceria. As seguintes reflexões foram feitas:

 – É fundamental conhecer as pessoas que estão por trás da parceria, assim como o modo como elas vivenciam a comunidade.

– A parceria deve acontecer de forma que caminhe independentemente dos obreiros e do presbitério.

– A Igreja Luterana da Baviera dará apoio aos encontros e visitas mútuas, que considera muito importantes.

– A parceria entre a CECLBH e a Comunidade de Schwaig é também um tema do Sínodo Sudeste e da IECLB.

– O grupo de Schwaig e as pessoas de Belo Horizonte que participaram dos contatos até o presente momento podem constituir a base para esta parceria, mas é fundamental partilhar essas experiências com toda a comunidade e seus respectivos presbitérios.

 Neste mesmo encontro de avaliação, foram fixadas algumas metas:

 – Em alguns departamentos específicos deverão ser estabelecidos vínculos e contatos mais intensos, em especial entre os grupos de jovens.

– Troca de informações através das homepages, correspondências e e-mails.

 Um agradecimento especial deve ser dado a todos que viabilizaram esse momento, em especial aos hospedeiros que muito se dedicaram para o bom andamento do encontro.

Momento de confraternização entre membros da Comunidade de Schwaig e Belo Horizonte