|

Leitura Bíblica Básica: Romanos 12.9-21
Outras Leituras: Mateus 13.44-46
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ – Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville – SC
Data da pregação: 19/08/2007
Data Litúrgica:

Prédica:
Prezada Comunidade cristã aqui reunida.

O tema do texto de pregação de hoje fala do Reino de Deus. E podemos verificar que Jesus explica as questões referentes ao Reino de Deus sob dois aspectos:

1. PRIMEIRO – Jesus apresenta o Reino dos Céus/Deus como algo MUITO PRECIOSO, de VALOR INESTIMÁVEL. E, para que as pessoas pudessem entender este valor inestimável do Reino, Jesus usa duas figuras: a do TESOURO OCULTO no campo e a figura da PÉROLA. E Jesus usa estas figuras apresentando o Reino como algo de muito valor porque ele conhece as pessoas e sabe da sua GANÂNCIA, da sua COBIÇA. Os seres humanos FAZEM TUDO – mentem, traem, enganam, matam e morrem por riqueza, ouro, dinheiro. Já diz Paulo em 1 Timóteo 6.10: Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Sabendo disso, Jesus compara o Reino com riquezas: um tesouro (ouro, jóias, pedras preciosas), uma pérola de valor inestimável. Com esta comparação, Jesus quer dizer: o Reino dos Céus é tão precioso que nós também devemos faze tudo – vender tudo, diz o texto – para que possamos tê-lo.

2. SEGUNDO – Aqui, entra o segundo e importantíssimo aspecto das questões referentes ao Reino dos Céus que Jesus apresenta: para herdar o Reino é preciso FAZER ESCOLHAS, OPÇÕES, RENÚNCIAS. Os que quiseram o tesouro e a pérola de grande valor tiveram que vender tudo que possuíam. Tiveram que OPTAR. Não podiam ficar com as duas coisas. Assim também é conosco. Nós precisamos OPTAR: optar pelos VALORES DO REINO ou pelos VALORES DO MUNDO.

Neste sentido, já nos alerta Tiago 4.4: Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Do mesmo modo, 1 João 2.15 diz: não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. No mesmo sentido, nos alerta Efésios 5.11: E não sejais cúmplices das obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as.

O MUNDO é tudo que se opõe a Deus, são os valores opostos aos valores propostos por Deus. Os valores do mundo nós conhecemos, basta olharmos alguns textos, como por exemplo: 1 Timóteo 6.10; Efésios 5.3-5, gálatas 5.19-21: – amor ao dinheiro; – cobiça; – palavras indecentes; – avareza; – idolatria; – imoralidade; – prostituição; – feitiçarias; – inimizades; – ciúmes; – discórdias; – facções; – inveja; – bebedices; – glutonarias. E o texto de Gálatas 5 conclui: NÃO HERDARÃO O REINO DE DEUS OS QUE TAIS COISAS PRATICAREM. (Gálatas 5.21).

Do mesmo modo, Jesus também diz: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Também nos diz Jesus em Mateus 6.33: buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça. BUSCAR O REINO DE DEUS, O REINO DOS CÉUS significa seguir a vontade do Pai, de Deus. E esta vontade está resumida no grande mandamento do amor, de Mateus 22.37-40: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Também podemos citar o mandamento do amor ao inimigo, de Mateus 5.38-48. Outro texto extremamente significativo que nos mostra os valores do Reino que devem ser cultivados é o texto de Romanos 12.9-21, que acabamos de ouvir na leitura bíblica.

É preciso que cada um de nós faça sua opção: SEGUIR OS VALORES DO MUNDO ou OS VALORES DO REINO. Está nas mãos de cada um de nós decidir.

E não vamos jogar a culpa de nossas escolhas e atitudes erradas nos OUTROS, dizendo: é vontade de Deus; é meu destino; eu estava possuído por um mau espírito, um encosto; não era eu mesmo, eu estava possuído por satanás; eu fui induzido/levado pelas más companhias.

Diante de nós estão, DIA APÓS DIA, os dois caminhos e temos duas escolhas: SEGUIR OS VALORES DO MUNDO ou SEGUIR OS VALORES DO REINO.

O que você vai decidir?