|


Cerca de 200 mulheres de várias comunidades luteranas ligadas às Uniões Paroquiais de Campinas e São Paulo estiveram reunidas no dia 25 de agosto em Limeira. O encontro foi promovido pela coordenação do trabalho com mulheres da União Paroquial de Campinas, a cargo de Erica Bentlin e do orientador teológico, pastor Germanio Bender, de Limeira. Esteve presente também a senhora Olga Kappel Roque presidente sinodal da OASE do Sínodo Sudeste, que viajou de Juiz de Fora especialmente para participar desse encontro.

Depois do acolhimento com um gostoso café, oferecido pela comunidade luterana local, fomos agraciados com a palestra “O que significa ser mulher virtuosa em nossos dias?”, trazida pela pastora e psicoterapeuta Sueli Inhauser de Campinas. A palestrante observou que Provérbios 31, assim como toda a Bíblia, surgiu num contexto extremamente machista e que mesmo assim é um texto revolucionário, pois dá destaque e valor à mulher que na época era totalmente discriminada.

Na parte da tarde, após o almoço, os grupos fizeram apresentações e encenações teatrais enfocando o tema da Igreja para este ano que diz:”Não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos” (At 4.20). Este, aliás, também foi o tema da reflexão de abertura do encontro, feita pelo pastor Germanio.

No encontro foram escolhidas a coordenadora e vice-coordenadora da OASE na União Paroquial de Campinas para o biênio 2008, 2009, as senhoras Maria Elizabete Santana e Maria de Lurdes Schaefer de Campinas, sede do próximo encontro, em agosto de 2008. Já para orientador teológico foi escolhido o pastor José Alencar Lhulhier de Monte Mor.

Ao final do encontro confraternizamos com a comunidade hospedeira, partilhando um gostoso café, um símbolo de nossa comunhão e amizade. Afinal, o lema da OASE é comunhão, testemunho e serviço.

P. Germanio Bender e Erica Bentlin