|

“Como Pastor Presidente da IECLB, quero expressar o agradecimento de toda a igreja pela inestimável contribuição que a Missão Evangélica Cristã (MEUC) deu ao longo desses 80 anos para o avivamento de muitas de nossas comunidades. É verdade que houve e hoje ainda há situações de tensão e, mesmo, de conflito, resultantes do pecado humano, ao qual tantas vezes sucumbimos e para o qual nem movimento nem igreja estamos imunes. Carecemos sempre da misericórdia e graça divina, que Deus sempre de nova renova para conosco”, escreveu o Pastor Presidente da IELCB, Walter Altmann, em correspondência oficial endereçada ao presidente da MEUC, Erno Dietterle.

Os 80 anos de atuação no Brasil foram comemorados pela MEUC no domingo, dia 09 de setembro, em Panambi (RS). Em sua mensagem, Altmann ainda afirma: “estendo minhas sinceras congratulações a todos os irmãos e irmãs da MEUC, com as palavras do salmista: ‘Bom é render graças ao SENHOR e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã a tua misericórdia e, durante as noites, a tua fidelidade, com instrumentos de dez cordas, com saltério e com a solenidade da harpa. Pois me alegraste, SENHOR, com os teus feitos; exultarei nas obras das tuas mãos. Quão grandes, SENHOR, são as tuas obras!’” (Salmo 92.1-5).

Ao considerar o modesto e difícil início, quando irmãos de além-mar do Gnadauer Gemeinschaftsverband resolveram responder ao desafio vindo por carta do Brasil, da senhora Johanna Michel-Loercher, e o missionário Alfred Pfeiffer se dispôs a corresponder a ele, não se pode deixar de exaltar as grandes obras das mãos de Deus. Desde então, a MEUC se expandiu, cresceu e fortaleceu, desenvolvendo um importante trabalho de testemunho, cuidado espiritual e serviço diaconal.

Para Altmann, a MEUC resistiu ao longo destes anos a qualquer tentação “sectária” de se tornar independente da IECLB, constituindo-se como igreja, mas permanecendo fundamentalmente como movimento interno, mesmo com seu próprio processo de institucionalização. “Nos últimos anos, empenhamo-nos em conjunto, Direção da MEUC e da IECLB, no processo de elaboração de novas diretrizes para a atuação da MEUC na IECLB. E mais motivos temos para celebrar os resultados da recente Consulta acerca da Atuação da MEUC na IECLB, realizada em São Bento do Sul, sede histórica e espiritual da MEUC, que abriu perspectivas promissoras de superação das tensões e de um entendimento verdadeiramente fraterno”, confirmou Altmann.