|

  
Foi assinada na última sexta-feira, 5 de outubro, Portaria de Tombamento do prédio do ex-Centro Diretivo da Faculdades EST (prédio do antigo Instituto Pré-Teológico-IPT)) e da “Casa Dohms”, prédio que abriga a Reitoria, O ato de assinatura da Portaria Nº 18/2007 ocorreu no Auditório da EST, com a presença da secretária de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, Mônica Leal. Compuseram a mesa oficial, o reitor da EST, Dr. Oneide Bobsin, a secretária de Cultura, o pastor presidente da IECLB e moderador do Conselho Mundial de Igrejas, Dr. Walter Altmann, e o professor Dr. Wilhelm Wachholz, autor da pesquisa “O Morro do Espelho e suas construções”.

O prédio do antigo IPT e a “Casa Pastor Dohms” agora tombados

Em sua saudação, o reitor assinalou que a presença da secretária Mônica Leal valoriza os esforços de restauração e da reforma de prédios. Oneide os declarou “testemunhas do compromisso de nossos antepassados; compromissos que brotaram de corações de homens e mulheres que creram no Evangelho da Graça de Deus, que foi ensinado e vivido, nestes espaços, por meio do ensino humanístico e pela esfera da cultura teuto-brasileira”.

Oneide Bobsin agradeceu ao setor público estadual pelo Portaria de Tombamento, o que possibilitará a busca de recursos junto à iniciativa privada, para reforma e restauração dos dois prédios.

Ele relembrou que no prédio que abriga o Auditório (local da cerimônia) estudaram algumas gerações de jovens, que hoje são lideranças eclesiais, educacionais, do setor da cultura, profissionais liberais e empresariais, “que contribuem para a dignidade da vida humana através de seus ofícios”.

Para Bobsin, os prédios são mais do que materiais ordenados: “são símbolos de um povo que nos remetem à fé no Deus gracioso que despertou pessoas para o serviço no mundo”.

Formaram a mesa oficial Wilhelm Wachholz (esq.), Oneide Bobsin, Mônica Leal e Walter Altmann

“PEDRAS VIVAS” – O pastor presidente Altmann definiu como um “momento de regozijo” o ato de assinatura do Protocolo de Tombamento dos dois prédios, destacando o esmero e a preocupação da EST e da IECLB como um todo com a preservação de seu patrimônio. Lembrou que durante sua gestão como reitor da EST foi construída a nova Biblioteca, adequando-a ao projeto arquitetônico dos prédios já existentes. A preocupação em preservar os prédios está diretamente ligada ao papel que eles têm e tiveram na acolhida e na formação de centenas de obreiros, obreiras e lideranças da Igreja, registrou Altmann, que foi professor da EST por muitos anos. Com base no texto bíblico de 1 Pedro 2.9, ele  conclamou a EST a perseguir o seu compromisso e sua missão de formar “pedras vivas para a construção do Reino”.

Em sua fala, Mônica Leal se disse encantada com a beleza dos prédios tombados e com o seu entorno. “Eu me pergunto: por que este tombamento não foi feito antes?”, expressou. Ela se disse “iluminada” pela oportunidade de poder participar deste momento tão importante para a EST e para a cultura gaúcha. “Temos que dar importância aos bens culturais, ainda mais estes de tanta beleza. É um resgate histórico de muita importância”, reforçou.

Muitos ex-alunos do IPT prestigiaram a celebração

RESGATE DA HISTÓRIA – Coube ao professor Wilhelm Wachholz trazer extratos do resgate histórico dos dois prédios tombados. Apontou para aspectos da história do IPT e de seu idealizador, pastor Hermann Dohms (1887-1956), e também do arquiteto alemão Theo Wiederspahn, responsável pelos projetos dos dois prédios. São de autoria de Theo Wiederspahn também os projetos arquitetônicos dos prédios dos Correios e Telégrafos de Porto Alegre (atual Memorial do Rio Grande do Sul), a Delegacia Fiscal da Receita Federal (atual Museu de Arte do Estado do Rio Grande do Sul Ado Malagoli), a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS – hoje, Instituto de Biociências), o Hotel Majestic (atual Casa de Cultura Mário Quintana), a Cervejaria Bopp (atual Shopping Total),

“Na última fase de sua vida, definida pelo lapso de 1930 até sua morte em 12 de novembro de 1952, realizou os projetos de quase todo o complexo de prédios da administração central da IECLB no Morro do Espelho, em São Leopoldo, 11 igrejas pelo interior do Estado, a ampliação do Hospital Alemão (hoje Moinhos de Vento), cinco ginásios para a mesma Igreja no interior do Estado, bem como a adaptação dos prédios da Escola Normal em São Leopoldo (atual Câmara de Vereadores) e muitos prédios sinodais, como escolas, residências pastorais, salões, além de trabalhos profissionais para outras instituições.” (Leia reportagem completa no site www.est.edu.br.

Logo após a cerimônia de assinatura do protocolo de tombamento, Editora Sinodal e EST promoveram o lançamento dos livros “O Sagrado”, de Rudolf Otto, e de “A teologia de Martim Lutero”, de Oswald Bayer.

(Texto e foto: Ingelore S. Koch)