|


O 5.o Encontro Nacional de Trombonistas da IECLB, realizado de 12 a 14 de outubro, reuniu centenas de trombonistas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo, em Schroeder/SC. O evento foi organizado pela Obra Missionária Acordai, que anima o desenvolvimento da música de instrumentos de metais nas comunidades da IECLB. A ocasião serviu também para comemorar os 105 anos de existência da Comunidade de Schroeder e os 20 anos de constituição da Paróquia hospedeira. O encontro foi marcado pelo significativo intercâmbio entre conjuntos instrumentais atuantes nas comunidades da IECLB, inclusive em movimentos internos a ela, como a Missão Evangélica União Cristã – MEUC.

O trombonista mais idoso tinha 75 anos de idade e o mais jovem, sete. Mais de setenta trombonistas eram iniciantes, em sua maioria jovens. Bom número de mulheres também aderiu aos instrumentos de metais, um campo em que historicamente há predominância de homens. A maior delegação (6 ônibus) veio de Santa Maria do Jetibá, ES. Os músicos se dividiram em diferentes grupos e visitaram comunidades dos Sínodos Norte Catarinense e Vale do Itajaí.

No domingo houve o encerramento com culto festivo, com transmissão ao vivo pela Rádio União de Blumenau/SC. Nele, centenas de trombones conduziram vibrantemente o canto comunitário. O Pastor Presidente Walter Altmann foi o pregador do culto, refletindo sobre o Salmo 95 e a importância do louvor a Deus e do ouvir a Palavra de Deus. Em nome da IECLB, Altmann também agradeceu à Obra Missionária Acordai por esse importante serviço prestado a nossas comunidades. Também destacou que os instrumentos de metal, pela beleza e vibração de seu som, são um acompanhamento particularmente significativo para o canto coral e a mensagem dos hinos constantes do hinário Hinos do Povo de Deus, tradicional cancioneiro da IECLB.

No culto também foi instalada pelo Pastor Presidente a nova Diretoria da Obra Missionária Acordai, assim composta: P. Ari Kaefer, presidente; P. Willy Töpfer, vice-presidente; P. Norival Mueller, tesoureiro; Sr. Sigmar Lohmann, vice-tesoureiro; Sr. Marcos Luis Petri, secretário; P. Johann Friedrich Genthner, vice-secretário (e ex-presidente); Simone Westphal, P. Hans Hermann Ziel, P. Willy Töpfer e a Sra. Micaela Berger como assessores musicais.

Foram prestadas várias homenagens a pessoas que têm dado uma grande contribuição a essa obra, em especial ao P. Johann Friedrich Genthner, inspirador e até esse encontro Presidente da Obra Missionária Acordai. O Pastor Genthner fez uso emocionado da palavra destacando seu regozijo com o desenvolvimento do trabalho como expressão de apoio à pregação do Evangelho. Outro ponto alto foi o lançamento do Novo Método para Iniciantes de Instrumentos de Metais, vol 1. Seguir-se-ão volumes 2 e 3.

FOTOS:  


Vista parcial dos trombonistas

 


Vista parcial dos trombonistas


 Instrumentistas e comunidade


Pastor Presidente Walter Altmann em sua pregação sobre o Salmo 95


Nova Diretoria da Obra Missionária Acordai, instalada pelo Pastor Presidente Walter Altmann no culto de encerramento. Da esquerda para a diretia: P. Ari Kaefer, presidente; P. Willy Töpfer, vice-presidente; P. Norival Mueller, tesoureiro; Sr. sigmar Lohmann, Vice-tesoureiro; P. Johann Friedrich Genthner, vice-secretário (e ex-presidente); Simone Westphal e P. Hans Hermann Ziel, assessores musicais. Integram ainda a Diretoria o Sr. Marcos Luis Petri (como secretário) e a Sra. Micaela Berger (como assessora musical)


O batalhador e inspirador da  Obra Missionária Acordai, P. Johann Friedrich Genthner (na foto, junto com o Pastor Presidente Walter Altmann), deu emocionado discurso ao passar o cargo para o novo Presidente Ari Käfer.


Pastor Presidente Walter Altmann e o novo Presidente da Obra Missionária Acordai, Ari Käfer, ao homenagearem o trombonista mais idoso (75 anos) do encontro, Sr. Heinrich Berger, de Santa Maria do Jetibá, com um de seus filhos e dois netos, igualmente trombonistas


Ari Käfer e Walter Altmann acompanham Solange Westphal, Norival Müller e Hans Hermann Ziel no lançamento do novo Método para Iniciantes de Instrumentos de Metais, vol 1.