|

Nos dias 04 a 07 de outubro, aconteceu em São Paulo o Seminário Nacional de Diaconia em Contextos Urbanos, com a participação de representantes dos 18 Sínodos da IECLB.

Representaram o Sínodo Noroeste Riograndense Lourdi Bender, Nadir Jorci Klaus e Irene Schnepfleitner.

Segundo as participantes, o Seminário foi muito rico, tanto nas apresentações do desempenho da Diaconia em Contextos Urbanos, quanto nos relatos de experiências e nas visitas aos locais de trabalho do Movimento de Catadores, Rede Rua, Missão aos Marinheiros em Santos, Programa Instituto Práxis e Comunitário da Reconciliação.

Foram quatro dias de questionamentos e conflitos sobre o tipo de trabalho que as Igrejas, obreiras, obreiros e comunidades realizam e podem vir a realizar, tendo em mente que pertencemos a uma comunidade ou estamos inseridos em uma comunidade.

Ao término do Seminário, mesmo que tínhamos saído sem respostas prontas, planejamentos e conceitos definidos,levamos para casa muitos questionamentos sobre:

– Protagonismo: permitir que a outra pessoa seja sujeito;
– Empoderamento: empoderar as pessoas para agir;
– Diaconia: Fé em ação – Ação com fé;
– Transformação: Mudança minha para que a outra pessoa possa mudar.

Algo que nos marcou profundamente foi o depoimento do jovem Roberval, um rapaz do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis do Rio Tietê. Quando perguntado sobre o que espera da Igreja, respondeu: “Tiraram nosso pão e nos jogaram no lixo. Agora querem nos tirar o lixo. Que as Igrejas permaneçam fiéis a serviço das pessoas carentes, acolhendo e vendo nelas a imagem de irmãos e estando junto com as que sofrem; estando presente mesmo.”
Que o Espírito Santo nos ilumine, nos encorage, nos dê criatividade e nos mostre caminhos neste importante trabalho.

Irene Schnepfleitner
Santo Ângelo
 

Da esquerda para a direita – P. Sílvio Schneider (secretário da FLD); Lourdi Bender; Pastor Wolsgang Döbrich (Representante da Diaconia na Baviera – Alemanha); Márcia Paixão (Diácona); Nadir; Pastor Alberi Neumann (natural de Porto Lucena é Pastor em Vila Velha – ES); Pastor Adair Dockhorn de Joinvile – SC; Luciana Paul Rucks (Diácona, esposa do P. Fábio Rucks); Vera Walber (Dpto de Diaconia) e Charles Pranke (Sociólogo).