Caravanas provenientes de todas as Paróquias que compõem a União Paroquial Santa Maria reuniram-se, no dia 31/10/2007, na cidade de Santa Leopoldina, para a comemoração de mais um Dia da Reforma.
Clique aqui
para ver as fotos do evento
A programação teve início ao meio dia e estendeu-se durante toda a tarde. Santa Leopoldina, chamada no passado de “Porto do Cachoeiro”, primeira parada dos imigrantes luteranos que começaram a povoar a região do Rio Santa Maria a partir do ano de 1857, recebeu calorosamente os seus visitantes nesta data comemorativa tão especial: 490 anos da Reforma Luterana.
Após a abertura do evento na praça central da cidade, a comunidade celebrante dirigiu-se ao ginásio de esportes, onde foi acolhida ao som de músicas executadas pelos grupos de trombonistas da União Paroquial. O tema do encontro foi “Reconciliação”. Por isso foi muito oportuna a inclusão de apresentações culturais de grupos étnicos diversos na programação.
Afro-descendentes apresentaram sua arte com instrumentos de percussão. Descendentes de holandeses mostraram suas danças tradicionais. Já os descendentes de pomeranos e alemães cuidaram da parte musical durante toda a celebração. O grupo coordenador do trabalho da JE, recém-eleito, teve participação ativa em todo o evento, sendo que a sua instalação oficial também fez parte da liturgia do dia.
Oito obreiros pastores e uma obreira pastora, todos atuantes em Paróquias da UP, como ainda dois obreiros pastores eméritos e muitas outras lideranças comunitárias e paroquiais se fizeram presentes nesta celebração festiva. Grupos de canto, corais de vozes e grupos de trombonistas deram um colorido especial ao dia. Muitos participantes trouxeram donativos em alimentos e material de limpeza como parte de uma campanha em favor dos três hospitais da região.
Texto: P. Valdemar Gaede
Fotos: Jair Schulz