Diálogo inter-religioso reafirma a necessidade por uma cultura de paz
SÃO PAULO, Brasil, novembro 15, 2007
Representantes de diferentes tradições religiosas e líderes cristãos se reuniram em um café inter-religioso na manhã desta quinta, 15/11, na região central de São Paulo. A iniciativa partiu do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), que realiza, até o dia 17, o Primeiro Congresso Missionário Ecumênico.
Acolhidos pelo presidente do organismo, pr. Carlos Moller, líderes das religiões judaica, islâmica e de matriz africana cumprimentaram o CONIC pela oportunidade de aproximação e diálogo para a construção de uma cultura de paz.
Para o prof. Nelson Rozenchan, diretor do Colégio I. L. Peretz, o diálogo inter-religioso é “um momento para aprender, ensinar e agir”. Já a Ialorixá Carmen de Oxum, dirigente do Ileolá-oniaxé, reforçou o tom histórico do evento ao afirmar que “somente com o entendimento e a constante participação comum de diferentes segmentos religiosos é que será possível construir a paz sonhada pelas religiões”. Ela também reforçou a secular discriminação a que foram submetidos os seguidores das religiões de matriz africana, o que “dignifica ainda mais este gesto por parte dos cristãos”.
O xeique Armando Hussein Saleh, da comunidade muçulmana de São Paulo, lembrou a palavra árabe islã, que significa submissão a Deus, ao comentar a natureza comum presente a todas as religiões que, além de servirem a Deus, devem “se esforçar pela paz e pelo entendimento mútuo”. A busca pela tolerância foi enfatizada pela Ialorixá Sandra Epega, da tradição de Orixá. “Quem conhece não teme. Quem não teme não agride”, concluiu.
O presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), arcebispo dom Geraldo Lírio Rocha, destacou o privilégio que é “para as religiões se colocarem a favor do diálogo, da comunhão e dos esforços em prol da paz”. Do mesmo modo, dom Geraldo frisou a infelicidade de religiosos que se prestam mais a conflitos e atitudes intolerantes, como tem sido boa parte da história das religiões.
Lideranças cristãs das igrejas-membro do CONIC vão celebrar o documento Reconhecimento Mútuo do Sacramento do Batismo. A assinatura do acordo ocorre hoje à noite, quinta-feira, no Mosteiro São Bento, Na oportunidade, serão celebrados os 25 anos de atividade do organismo ecumênico.
O CONIC foi fundado em novembro de 1982 e reúne as igrejas Católica Apostólica Romana, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, Cristã Reformada, Episcopal Anglicana, Luterana e Presbiteriana Unida.
O organismo tem por missão servir às igrejas cristãs no Brasil por meio do fortalecimento do ecumenismo e do diálogo, da vivência da comunhão em Cristo, a defesa da integridade da criação, a promoção da justiça e da paz.
José Aparecido