Conic reconhece atuação ecumênica de seus pioneiros
SÃO PAULO, Brasil, novembro 17, 2007
O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) prestou significativa homenagem a todos os que ajudaram o organismo a construir sua história de testemunho e serviço em prol da unidade cristã. A cerimônia ocorreu na noite de sexta-feira, 17, na região central de São Paulo, quando foram celebrados seus 25 anos de atuação.
Em sua palavra, o presidente Carlos Moller, pastor luterano, lembrou aqueles que trilharam a caminhada do movimento ecumênico no Brasil, sobretudo na criação e organização do CONIC. Estes irmãos, já falecidos, contribuíram efetivamente para a consolidação do trabalho do organismo, atualmente reconhecido no Brasil e no exterior.
Representados por parentes próximos, o CONIC reconheceu o engajamento do católico dom Ivo Lorscheider, dos bispos anglicanos Sumio Takatsu e Arthur Kratz, do bispo metodista Isac Rodrigues Aço, dos pastores luteranos Bertoldo Weber e Godofredo Boll e do pastor presbiteriano Jaime Wright. Todos tiveram seus nomes gravados em uma placa alusiva aos 25 anos do organismo, a ser afixada em sua sede em Brasília, DF.
Mas o exemplo daqueles que militam no presente não foi esquecido. As homenagens se estenderam ao papel de diferentes pessoas e organismos que testemunham a espiritualidade ecumênica.
Dentre eles os luteranos dr. Gottfried Brakemeier e o pr. Ervino Schmidt, os católicos bispo Aloísio Sinésio Bohn, pe. Jesus Hortal e a leiga Therezinha Motta Lima da Cruz, o pastor presbiteriano Joaquim Beato, os bispos anglicanos Orlando dos Santos e Glauco Soares de Lima e os metodistas revda. Margarida Ribeiro e o bispo Adriel de Souza Maia.
Entre os organismos e entidades, estão o Conselho Mundial de Igrejas, a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), a agência britânica Christian Aid, a Adveniat – organização filantrópica da Igreja Católica alemã para a América Latina e a Associação Alemã de Igrejas Protestantes e Missão (EMW). Após a celebração, foi servido um coquetel aos presentes.
José Aparecido