|

O pastor 2º vice-presidente da IECLB e presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), Carlos Augusto Möller, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), foi um dos convidados a participar da celebração do Dia de Ação de Graças, realizada no dia 22 na Catedral de Brasília. O ecumenismo marcou a celebração, que contou com a presença do vice-presidente da República, José de Alencar, o ministro da Justiça, Tarso Genro, e representantes de várias igrejas cristãs.

O pastor 2° vice-presidente da IECLB e presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC),
Carlos Augusto Möller foi um dos convidados a participar da celebração

O culto, realizado todos os anos na quarta quinta-feira do mês de novembro, sob a responsabilidade do Ministério da Justiça, foi instituído no Brasil em 1949, pelo então presidente Getúlio Vargas. Em dia 19 de novembro de 1965, o marechal Castelo Branco, que ocupava a Presidência da República, regulamentou a lei para comemorar o Dia de Ação de Graças.

 
Ministro da Justiça, Tarso Genro, e vice-presidente José Alencar participam de culto ecumênico de Ação de Gracas na Catedral Metropolitana

Após o culto, o ministro Tarso Genro afirmou que “agradecer significa reconhecer tudo o que foi conquistado pelo povo brasileiro ao longo de sua história, especialmente desde a República, e é também uma forma de valorizar a vida do povo, a política, as instituições”. Ele acrescentou que a celebração ecumênica demonstra a capacidade de coesão espiritual do povo brasileiro.

Participaram dos ritos religiosos, o padre João Ignácio, que representou o arcebispo de Brasília, João Braz de Aviz; o pastor 2 vice presidente da IECLB, Carlos Augusto Möller; o bispo Maurício Andrade de Araújo, primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil; o pastor Cláudio da Chaga Soares, da Igreja Presbiteriana Unida; o padre Emmanuel Sofoulis, da Igreja Católica Ortodoxa Grega; e o pastor Euler de Oliveira Alves de Souza, da Igreja Metodista.

Em muitos países o Dia de Ação de Graças é comemorado, como nos Estados Unidos, onde em 1863 o então presidente Abraham Lincoln declarou feriado nacional a quarta quinta-feira do mês de novembro.