|


Nos dias 15 a 17 de novembro de 2008, foi realizado I Congresso Missionário Ecumênico do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs), em comemoração aos 25 anos do mesmo. O Congresso aconteceu no Shelton Inn Hotel Planalto, no centro de São Paulo/ SP. Líderes de 14 dos 18 núcleos regionais do organismo tiveram a oportunidade de pela primeira vez se   reunirem, quando refletiram a respeito da atuação ecumênica nas diversas regiões do país.

Na quinta-feira, 15, pela manhã, a diretoria do CONIC promoveu um café inter-religioso, quando lideranças de diversas instituições religiosas foram recepcionados pelo presidente do organismo ecumênico, P. Carlos Moeller.

Neste dia ainda, denominações reunidas ratificaram, o Ato de Reconhecimento Mútuo da Administração do Sacramento do Batismo. A assinatura integrou as comemorações dos 25 anos de fundação do organismo ecumênico nacional.

Na sexta-feira, 16, foram homenageadas pessoas que ajudaram o organismo a construir sua história de testemunho e de serviço pela unidade cristã. Carlos Moeller lembrou os que trilharam a caminhada do movimento, sobretudo na organização e consolidação do CONIC.

Representados por parentes próximos, o CONIC reconheceu o engajamento do bispo católico dom Ivo Lorscheiter, dos bispos anglicanos Sumiu Takatsu e Arthur Kratz, do bispo metodista Isaac Rodrigues Aço, dos pastores luteranos Bertholdo Weber e Godofredo Boll, e do pastor presbiteriano Jaime Wright, todos já falecidos.

O exemplo dos que militam pela causa ecumênica no presente também foi lembrada, dentre eles os pastores luteranos Gottfried Brakemeier e Ervino Schmidt, o bispo católico Aloísio Sinésio Bohn, o padre Jesus Hortal e a leiga Therezinha Motta Lima da Cruz. Foram destacados, ainda, o pastor presbiteriano Joaquim Beato, os bispos anglicanos Orlando dos Santos e Glauco Soares de Lima, o bispo Adriel de Souza Maia e a reverenda Margarida Ribeiro, metodistas.

Na tarde de sexta-feira, a Pa. Vera Cristina Weissheimer deu uma palestra sobre os movimentos ecumênicos em São Paulo. Neste mesmo momento, ela falou do trabalho com os moradores de rua, realizado em nossa paróquia, assunto este que foi muito comentado posteriormente à palestra. Ainda que o grupo “Sonho de Artista” expôs durante todos os dias seus trabalhos.

No evento, foi amplamente discutida a necessidade de revitalização das atividades dos núcleos regionais, a partir de propostas como a ampliação da relação com outras denominações e maior envolvimento de leigos e leigas em atividades pastorais. As propostas devem vir condicionadas a um planejamento estratégico e às diretrizes do CONIC.

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil tinha muitos representantes, entre eles, o P. Dr. Walter Altmann (presidente). Além dele, pessoas de diversas partes do Brasil estiveram lá, inclusive alguns membros de nossa paróquia, e é claro, o P. Carlos Moeller (presidente) e Janette Bächtold Ludwig (secretária), ambos membros da diretoria do CONIC.


No sábado, 17, celebrou-se o encerramento do I Congresso Missionário Ecumênico. Esta celebração aconteceu em nossa paróquia. Um momento de louvor e adoração que comoveu a todos, unindo membros e participantes do Congresso que juntos oficializaram o término de três dias que, com certeza, marcaram história.


Que Deus abençoe a todos/as que de alguma forma contribuíram para o acontecimento desse momento histórico, e que a caminhada ecumênica tenha sempre os pés firmes neste chão de um Brasil tão imenso… Porque “Agora o que mais importa é renascer na esperança, é renascer, é renascer na esperança.”

Débora Ludwig