Leitura Bíblica Básica: Salmo 126.3
Outras Leituras:
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ – Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville – SC
Data da pregação: 09/12/2007
Data Litúrgica: Felicitações Matrimoniais
Prédica:
Prezados casais.
Quando vocês comparecem novamente diante do altar para recordar e celebrar este dia tão importante para a vida de vocês, lembramos das palavras do salmista quando diz no Salmo 126.3: Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós. Por isso, estamos alegres. (Sl 126.3)
Sim, grandes coisas Deus já fez por vocês:
Deu-lhes a vida.
Deu-lhes pais que os educaram e criaram.
Deu-lhes a salvação por Jesus Cristo.
Deu a vocês a oportunidade de se encontrarem pelos caminhos da vida.
Permitiu que o amor nascesse no coração de ambos.
Na vida de casado, vocês viveram muitos momentos bons e bonitos – alegrias das quais vocês guardam belas lembranças. Momentos que viveram juntos, a família, os filhos, pais, avós, talvez viagens, realizações… Em tudo isso, Deus esteve presente, lhes deu a força para construir estes momentos felizes, lhes abençoou com estes momentos felizes.
Na vida de casado, também houve tristezas. Nem tudo são flores e perfume. Também há espinhos. Dificuldades financeiras, crises matrimoniais, luto… Nestes momentos, também Deus esteve com vocês, os carregou, os amparou, os fortaleceu. Como ouvimos de Eclesiastes 3, tudo na vida tem seu tempo – há tempo em que dificuldades estão presentes, há tempo em que períodos bonitos e bons estão presentes. Como vamos ver logo em seguida na apresentação do grupo de casais, na vida há diversas estações, como no ano há diversas estações – verão, outono, inverno e primavera.
Mas, em tudo isso, vocês tiveram PRINCIPALMENTE, a alegria e a felicidade de um ter estado ao lado do outro – alguns com 01 ano, outros com muito mais – E Deus abençoou vocês e permitiu que vocês vivessem em amor um ao lado do outro.
Por tudo isso, hoje, quando vocês celebram seu matrimônio, vocês olham para trás e dizem como diz o salmista: Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós. Por isso, estamos alegres. E vocês olham para a frente e pedem a Deus que continue ao seu lado, auxiliando-os a andar em amor ao longo da estrada da vida.
Por isso, continuem a confiar seu caminho a Deus, confiando nele, e ele continuará a conduzi-los no caminho do amor.
Amém.
MENSAGEM DO GRUPO:
Lições da Natureza
Assim como a natureza, na vida existem estações. O casamento não esta isento deste princípio. À medida que o casamento vai progredindo, tanto você quanto seu cônjuge vão passando por estações de mudança e desenvolvimento (são os períodos felizes). Haverá, também, estações de entorpecimento e de morte, totalmente sem alegria, mas parte necessária da vida.
Aqui está nossa concepção sobre as estações da vida. Ao refletir sobre elas, tenha em mente que, às vezes, vocês irão experimentá-las como casal e, às vezes, como indivíduos.
Primavera: é a estação de alegria, quando ocorre novo desenvolvimento. O casamento se inicia nesta estação. Os filhos nascem nesta estação. Neste período, Deus parece estar muito perto, tanto das grandes quanto das pequenas coisas do casamento.
Verão: ah, os dias calmos e divertidos do verão! Esta estação é própria para relaxar, sair de férias e renovar. È o período em que o casamento parece estar em velocidade de cruzeiro, sem preocupações nem ansiedade.
Outono: o Verão proporciona satisfação. Você talvez comece a achar que seu casamento esta seguro, mas, pouco a pouco, algumas das coisas pelas quais se esforçou tanto para conseguir começam a dar para trás… O outono é a estação das frustrações e das expectativas não realizadas. É o momento de se fazer um inventário do relacionamento e de realizar correções, quando necessário, agradecendo a Deus as coisas boas obtidas.
Inverno: dúvidas, reveses, doenças e morte caracterizam esta estação. Ninguém passa por este período por vontade própria, mas ele sempre chega, em momentos diferentes, na vida de casados. È a hora em que Deus parece estar muito distante e você se sente totalmente só. È exatamente quando você precisa clamar por Ele pedindo socorro e conforto. Não se engane quanto a isto, Deus vai responder não livrando-o de seu inverno, mas dando-lhe a capacidade de atravessá-lo.
Em Eclesiates 3.1 lemos Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião.
Assim como a natureza precisa de cada estação para prosseguir seu curso e produzir frutos, você precisa passar por todas as estações para que seu casamento floresça.Infelizmente, não existe primavera sem o inverno.Mas,podemos ter a certeza de que após um longo e frio inverno virá uma linda e apaixonante primavera.E para que os invernos não sejem tão rigorosos precisamos da ajuda de nosso querido Deus. Neste sentido,nós casais do JJ, desejamos a vocês que a cada estação Deus se torne mais presente no seu casamento.Unindo-os como casal e fortalecendo o amor que sentem um pelo outro.