O primeiro templo dos Evangélicos Luteranos em Rio Claro (SP) foi inaugurado em 09 de março de 1884. Portanto, neste ano, em 09 de março, o Templo da Comunidade de Rio Claro completou 124 anos. A comunidade se constituiu em 05 de agosto de 1883, quando decidiram pela construção do Templo.
Para celebrar o aniversário dos 124 anos as lideranças e obreiros da Comunidade programaram um ciclo de palestras com um culto comemorativo. Convidaram o Pastor Sinodal do Sínodo Sudeste para dele participar. O Pastor Guilherme Lieven saudou a comunidade, também em nome da Diretoria Sinodal, ressaltando a história e a importância da presença luterana na região. Nas suas três palestras promoveu reflexões sobre a fé no Deus doador da vida e sobre a gratidão; Apontou o compromisso com a vida e com a missão que a fé cristã suscita como um desafio atual; e proclamou a ação do Espírito Santo que renova vidas, motiva a gratidão e encoraja o compromisso com o Evangelho e com o Reino de Deus. Após o culto festivo, no dia 09 de março a celebração continuou com uma confraternização e almoço.
No início a Comunidade de Rio Claro foi formada por imigrantes evangélicos oriundos da Alemanha e da Suíça. Um culto foi celebrado a cada ano na semana da Páscoa. A primeira decisão conjunta dos imigrantes, em julho de 1865, foi a de construir um cemitério. E a escola da Comunidade foi consolidada em 1882. O primeiro pastor veio residir em Rio Claro em 1887.
O Sínodo Sudeste saúda a Comunidade, a sua história e toda a Paróquia de Rio Claro e destaca também as iniciativas da Comunidade na área diaconal e missionária.