Na tarde do dia 23 de fevereiro, sábado, a nossa paróquia realizou a sua Assembléia Geral Ordinária dirigida pelo presidente da paróquia, o Sr. Dirk Marotzke.
Esta iniciou com a meditação dirigida pelo P. Frederico sobre o tema e o lema da IECLB para o ano de 2008. Em seguida o presidente fez menção a ausência da Pa. Vera por estar em Petrópolis/RJ na reunião do Comissão jurídicodou-trinária do Sínodo Sudeste.
Na seqüência o Sr. Marotzke fez a leitura do Relatório do Presidente que foi aprovado por unanimidade. Depois deu a palavra ao tesoureiro da paróquia para a apresentação do rela-tório financeiro relativo ao ano de 2007 e a apresentação orçamentária para 2008. Após os comentários do tesoureiro e a recomendação do Conselho Fiscal o relatório financeiro foi aprovado por unanimidade.
O presidente deu então a palavra ao P. Frederico para a apresentação do relatório pastoral, conforme segue:
Disse Jesus: “… e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins
da terra.” Atos 1.8
“Concede-nos, Senhor, sabedoria e coragem para desenvolver, dia a dia, a tarefa missionária, em nossa sociedade, como teus discípulos.”
Jesus nos convida ao discípulado e conseqüentemente a uma ação missionária. A ação missionária é como uma espada de dois gumes, uma vez que seu instrumento é a palavra de Deus, que é viva e eficaz e penetra até o ponto de dividir alma e espírito e é apta para discernir pensamentos e propósitos do coração (Hebreus 4.12).
No discipulado, forma-se uma nova família, cujas relações são diferentes das quais vivemos no dia a dia. Nesta nova família, o amor a Cristo está acima dos laços que vêm de raça, nação, cor, ide social, etc. Quem segue a Jesus precisa estar consciente de que é necessário ter a coragem de assumir sua proposta, com todas as suas conseqüências. Abraçar o discipulado é colocar-se a serviço do Reino de Deus.
Assim procuramos, como Paróquia Centro, viver como uma grande família, com todas as suas conseqüências, tanto na alegria como na dificuldade. Procuramos viver o amor de Deus revelado em Jesus Cristo, apesar das nossas imperfeições.
Dificuldades nas relações e no trabalho sempre haverão. Estas precisam ser assimiladas e trabalhadas. Mas o presente e os demais relatórios não procuram olhar o andamento da nossa paróquia pelo que não deu certo, mas pelas alegrias e pelas bênçãos que recebemos de Deus.
Assim podemos ver que temos uma paróquia dinâmica e ativa, uma paróquia que é um dos destaques em nosso Sínodo, conforme nos disse o P. Sinodal Guilherme Lieven.
Seria redundante mencionar todos os grupos e setores de trabalho em nossa paróquia, já que os mesmos apresentam um relatório para está assembléia. Em cada grupo ou setor de trabalho muitas pessoas colocam o seu tempo e seus dons a serviço da causa de Cristo. “Vós, porém, sois rala eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2.9). Sem o trabalho de cada colaborador/a, a nossa atuação como obreiro e obreira em nossa paróquia seria praticamente impossível. Mas juntos, como uma grande família, formamos a Paróquia Centro, sendo discípulos e discípulas de Cristo. A cada colaborador/a, em nome de Deus, a nossa gratidão e o reconhecimento pelo valor do seu trabalho.
Como Comunidade Centro, iniciamos em 23 de dezembro de 2007 o “Ano Centenário”. O ano que marca o cem anos de inauguração do nosso templo. Diversas atividades estão sendo programadas para este ano pelo grupo coordenador deste evento, que culminará no culto do centenário no dia 21 de dezembro de 2008. Que Deus os abençoe nesta tarefa.
Um dos grandes anseios de nossa comunidade é a concretização do restauro da igreja e a ampliação e modernização das nossas dependências comunitárias. Que apesar de todas as dificuldades está em andamento, agora com a finalização de todos os projetos necessários.
O P. Frederico assumiu em abril de 2007 a função de coordenador do Colégio de Obreiros da União Paroquial de São Paulo (UPSP). Fato que trouxe uma carga extra de trabalho. Uma delas foi à coordenação de substituições e assistência a duas paróquia vagas na UPSP, Paróquia Leste e Santos. E a Pa. Vera assumiu como representante da União Paroquial de São Paulo no Mofic – Movimento de Fraternidade de Igrejas Cristãs, com uma reunião mensal; como integrante da Comissão de Bioética do Hospital Oswaldo Cruz, com uma reunião mensal; e como integrante da Comissão Jurídico-doutrinária do Sínodo Sudeste, a comissão é convocada pelo Sínodo quando há necessidade.
Diante deste acúmulo de trabalho, importante foi a colaboração do P. Renatus Porath, pastor voluntário em nossa paróquia.
Em 2007, também a área Missionária, passou por mudanças, tendo que entregar a casa que nos era cedida para os trabalhos em Taboão da Serra. O que a princípio, preocupou a todos foi um grande impulso para a união das famílias que moram na região. Que agora, no momento vive a expectativa de ter o seu lugar próprio, com um forte apoio de nossa paróquia.
Queremos agradecer ao Conselho Paroquial, a Diretoria e a todos os membros pelo apoio e pelas orações que nos fortalecem em nosso ministério.
“Inconformados com a vida lá fora,
façamos do discipulado a nossa missão de agora,
transformando o mundo, mostrando amor profundo,
que do Pai Jesus nos deu para espalhar.
Pra ser sal, pra ser luz, só pode ser se for por Jesus.
Como verdadeiros irmãos em Cristo,
dotados de força e poder do Espírito Santo,
despertados para agir e viver.”
Dando continuidade aos trabalhos houve a eleição das Sras. Walkyria Gellert Lini e Karin Pletz Patitucci Vivaldi como vogais do Conselho Paroquial para o próximo Triênio.
Nos assuntos diversos o P. Frederico fez menção a dedicação do Sr. Eduardo Krueger no acompanhamento dos projetos de restauro da igreja e a ampliação e modernização das nossas dependências comunitárias.
A assembléia foi encerrada com a oração feita pelo P. Frederico, na qual deu ênfase para que, de mãos dadas continuemos firmes em nossa caminhada como Paróquia Centro no testemunho do amor de Deus revelado em Jesus Cristo.
O caderno completo com todos os relatórios está a disposição de todos os membros na secretaria da paróquia.
P. Frederico C. Ludwig