|

 
No domingo, 9 de março, a Comunidade da Consolação de Curitiba (PR) comemorou o seu 2º ano de fundação. A data foi marcada pela celebração sob o tema IGREJA DO CUIDADO, sendo celebrado pelo pastor Odair Braun e a candidata ao Pastorado Ana Paula Genehr.

Na celebração, os presentes foram levados a refletir sobre o sentimento de cuidado que é preciso ter no âmbito da comunidade cristã. O cuidado de estender a mão à pessoa triste, com dificuldades, ao enfermo, enlutado, deprimido, desempregado. Esse sentimento do Cuidado foi dado por Deus. É a forma com que Deus age, tal como descrito no Salmo 40.17, ou seja, eu sou pobre e necessitado, mas tu, Senhor, cuidas de mim.


No final da celebração, a comunidade soltou balões
contendo o seu endereço e a Oração do Cuidado

Deus cuida e vê a dificuldade e o sofrimento. Ele oferece consolo, fortalecimento e libertação. A exemplo do que Deus faz, a comunidade reunida foi desafiada para cuidar uns dos outros e da criação. Destacou-se ser esta a missão da comunidade e de seus membros. Observou-se que foi sentimento de cuidado para com o próximo é que levou a criação da Pastoral da Consolação, voltada para o atendimento a famílias enlutadas que não integram a igreja. A partir desse trabalho, surgiu a comunidade aniversariante.

Cuidar do próximo é zelar para que a convivência seja constituída sobre os fundamentos da igualdade, justiça e paz. Nesta mesma linha de reflexão, destacou-se a necessidade de cuidar do corpo e da vida espiritual. O ser humano pode abrir-se ao diálogo com Deus, confiar a ele a sua vida e encontrar nele o sentido. Cuidar da vida espiritual significa fortalecer a fé e a oração.

Destacou-se que saber cuidar implica renunciar ao desejo de dominar. Significa respeitar a comunhão que todas as coisas têm entre si. Significa colocar o interesse da comunidade acima dos interesses pessoais. Cuidar significa estar voltado para a dignidade e para a vida. Destacou-se a necessidade de cuidar do planeta, que é uma das dimensões do CUIDADO.

Ao final da celebração, os presentes ao culto receberam e soltaram 1 mil balões coloridos, insuflados com gás hélio, contendo a Oração do Cuidado, elaborada pelo pastor Rodolfo Gaede e o endereço da comunidade. Destacou-se que o balão necessita de cuidado, não podendo ficar largado de qualquer jeito, para não estourar. Da mesma, forma somos chamados a exercer o cuidado de Deus por e também cuidarmos do próximo.