Uma maneira envolvente de celebrar a Semana Santa e proporcionar mais significado à Páscoa foi o que impulsionou as Comunidades da Paróquia de Três Passos para a celebração do Tríduo Pascal.
Segundo, Sissi Georg, o Tríduo é uma única festa que acontece em três dias, ou seja, é um culto que tem início na Quinta-Feira da Paixão, último dia da quaresma, onde é recordada a última ceia de Jesus com seus discípulos e sua atitude de serviço ao lavar os pés deles. Então, segue a celebração da Sexta-Feira da Paixão onde se recorda a dor, sofrimento e abandono que nosso Senhor sofreu, na cruz, para nos conceder a salvação. No sábado durante a noite a comunidade se reúne em vigília Pascal esperando que a escuridão possa ser vencida. O tríduo se encerrada com o culto do anúncio da Ressurreição, no romper da aurora.
Sendo assim, o Tríduo Pascal na Paróquia teve início com a celebração da Quinta-Feira da Paixão. Na ocasião a mensagem para a comunidade reunida esteve a cargo do Pastor Sinodal que ressaltou aspectos da Semana Santa, principalmente, a postura de servo de Jesus e disse: “A Semana da Paixão tem como pano de fundo uma trama humana bem articulada. Os ingredientes da violência planejada, da traição em troca de dinheiro, da prisão injusta, do julgamento com falsas testemunhas, da condenação onde o julgador lava as mãos, da tortura com requintes de crueldade, da crucificação como pena de morte.”
A celebração da Sexta-Feira da Paixão foi marcada pelo silêncio e profunda reflexão daquilo que nosso Senhor teve que enfrentar para proporcionar a reconciliação da humanidade com Deus. O testemunho de Lucas sobre a morte de Jesus na cruz (Lc 23.26-49) foi base para as pregações da Diácona Cátia Patrícia Berner, Pastor Ernobio Velten e Pastor Günter Padilha que ressaltaram a fidelidade de Jesus ao seu Pai, sua misericórdia e sua entrega incondicional em favor da humanidade.
No sábado, a Vigília Pascal teve início as 23:00 h com as leituras dos textos que abordam o sepultamento do corpo de Jesus e reflexão sobre a esperança cristã na ressurreição. Logo após, a comunidade foi convidada a assistir o filme: Paixão de Cristo. Para vencer o sono foram realizadas várias atividades de dinâmica de grupo.
O Culto do anúncio da ressurreição foi celebrado no Parque Frei Ivo, a beira do lago, após uma caminhada. O aspecto a ser resgatado foi o encontro de algumas famílias da Comunidade com aquelas pessoas que ficaram vigilantes, esperando a ressurreição de Jesus Cristo. A mensagem estava baseada no texto de Lc 24.1-12 que ressaltou a vitória da vida sobre a morte a partir dos símbolos pascais que lembram a vida: os ovos, a borboleta, o girassol, a luz e o coelhinho.
Contanto com uma boa participação, o Tríduo Pascal proporcionou um espaço importante de convivência comunitária, deixando o desejo de que possa se repetir no próximo ano.
Pastores: Günter e Ernobio
Diácona: Cátia